Topo

Vendas vão crescer cinco vezes mais que o PIB

Joel Leite

08/01/2020 20h31

"O momento é muito mais propício do que no ano passado". A declaração do presidente da Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos, Luiz Carlos Morais, revela o otimismo do setor, e as razões para que os fabricantes apostem num crescimento expressivo neste ano: a expectativa é de um crescimento de vendas de 9,4%, com 3.0050,000 unidades licenciadas.

No ano passado foram vendidos 2.787.850 unidades, com aumento de 8,6% sobre 2018.

O primeiro aspecto analisado para fazer as previsões foi a expectativa do crescimento do PIB, que, segundo Morais, deve chegar a 1,2% em 2019 e 2,5% em 2020. Quer dizer, a indústria deverá crescer cinco vezes mais do que o PIB brasileiro.

Luiz Carlos Morais, que é diretor da Mercedes-Benz, disse que levou em consideração também a retomada do emprego para traçar esse cenário otimista:

"A alta do emprego pode sustentar o aumento do consumo".

Mas no balanço anual que apresentou nesta terça-feira em São Paulo, ele revelou que, no mesmo período (2019) em que as vendas de carros cresceram 8,7%, o nível de emprego no setor caiu 3,7%.

Luiz Carlos explicou que o Brasil, e o mundo, está mudando o modelo de negócio e mudando o modelo, muda-se também a produção. Assim, a indústria está empregando menos, mas possibilitando aumento de vagas no mercado de trabalho em setores afins, como o de serviço. Deu como exemplo o crescimento dos negócios ligados à mobilidade, destacando os aplicativos de transporte.

"Os emprego estão se adaptando ao novo mundo", resumiu.

O líder dos fabricantes enumerou outros fatores que empurrariam o crescimento das vendas em 2020:

"A inflação está sob controle, entre 3% e 4%; as taxas de juros são as mais baixas da história e o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) trabalha com 19% ao ano, com tendência a baixar nos próximos meses". Ele acredita que os juros de financiamento de veículos vão chegar a 12% este ano.

Outros aspectos que, segundo ele, podem impulsionar os negócios, são o "risco Brasil" e a "retomada da confiança", nesses casos, argumentos bastante subjetivos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vendas vão crescer cinco vezes mais que o PIB - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento