Topo

Vendas de motos batem recorde

Joel Leite

15/10/2020 17h44

Procura está maior do que no ano passado

O auxílio emergencial do governo, dado a trabalhadores informais e de baixa renda, micro empreendedores individuais e contribuintes individuais do INSS, teve papel importante na venda de motos nos últimos meses. Mas não foi só isso que fez o mercado crescer de uma forma tão avassaladora, contrariando as expectativas iniciais em relação ao período da pandemia do coronavírus. Outros fatores contribuíram para que o setor registrasse o melhor desempenho de vendas dos últimos cinco anos: o mercado teve o melhor agosto desde 2015 e setembro foi o melhor mês desde o início da pandemia, com crescimento de 6,8% em relação a agosto e de 13,1% sobre setembro do ano passado (veja matéria).

Para se ter uma idéia da situação do mercado, não é possível encontrar qualquer moto para pronta entrega. Muitas concessionárias estão com o estoque esgotado e as fábricas ainda não estão conseguindo atender a demanda por causa da paralisação da produção por quase dois meses em função da pandemia do coronavírus.

Além do auxílio emergencial, a queda drástica dos juros tem ajudado a ampliar o financiamento no setor. Os juros de 9% ao ano estão atraindo mais compradores. Outro fator de aumento das vendas é a procura por transporte individual, comportamento de parte da população preocupada com a aglomeração do transporte coletivo. O aumento da demanda por entrega de produtos em domicílio também é componente importante do aumento de vendas de motos, pois os serviços de delivery aumentaram significativamente nos últimos meses. Essa procura também é verificada no setor de motos usadas, onde as vendas cresceram 24,9% em setembro e foi o tipo de veículo que mais cresceu (veja quadro).

O mercado de motos também tem no consórcio um pilar poderoso; o sistema não foi abalado pela crise do coronavírus, pois os sorteios e lances continuaram no mesmo ritmo, o que contribuiu para a redução da oferta para os clientes. O consórcio representa 30% das vendas de motos no Brasil.

Veja a evolução de vendas de usados no período de setembro 2020/2019

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vendas de motos batem recorde - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento