GM confirma boa fase e fecha quinzena na liderança
Só quatro marcas estão crescendo em maio, mas as vendas diárias (13.403 unidades) são recorde no ano.
As vendas de carros e comerciai leves na primeira quinzena de maio cresceram em relação ao acumulado janeiro-abril, mas ainda assim os fabricantes estão preocupados, pois esperavam melhor movimento nas lojas. As restrições ao crédito atrapalharam os planos das montadoras, que planejaram crescimento de 4% para este ano e até abril o balanço é negativo, com queda de 3,2% no mercado de carros e comerciais leves.
As vendas diárias até ontem (16), no entanto, são as melhores no ano: 13.403 unidades e estão próximas do número registrado em maio do ano passado, que foi de 13.660.
A GM, que lidera as vendas desde o início do mês, fechou a quinzena na ponta do ranking, confirmando a boa fase com as vendas dos novos Cobalt e Cruze. A marca vendeu nos primeiros onze dias úteis do mês 31.998 unidades, o que lhe deu 21,70% de participação, ou três pontos percentuais a mais do que no acumulado de janeiro a abril. Nos quatro primeiros meses do ano a empresa tem 18,04% do mercado.
Fiat e Volkswagen caíram um ponto percentual em relação à participação no acumulado do ano. A Fiat vendeu 31.196 unidades e tem 21,16% das vendas e a Volkswagen ficou com 28.834 e 19,56% de participação (veja ranking completo).
Ford, Renault, Nissan, Hyundai, Peugeot e Citroën também estão perdendo participação.
Além da GM, apenas mais três marcas, entre as quinze primeiras do ranking, tiveram aumento de vendas na quinzena: Honda, Toyota e Kia. Nenhuma outra conseguiu manter o índice de participação que conquistaram no acumulado do quadrimestre.
Mesmo nesse ritmo, digamos, vagaroso do mercado, a expectativa é de que abril atinja, pela primeira vez no ano, o patamar das 300 mil unidades vendida no mercado interno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.