Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas voltam ao patamar de 200 mil unidades

Joel Leite

03/11/2020 14h02

Outubro é o melhor mês do ano; Fiat repete liderança

A pandemia continua matando mais de 400 pessoas por dia no Brasil, e a maioria das cidades mantém medidas de distanciamento social, com redução das atividades. Mas nada disso tem impedido o avanço das vendas de carros. Depois da queda brusca em março e abril, meses em que o setor vendeu pouco mais de 50 mil unidades, as vendas vêm crescendo mês a mês, culminando em outubro na superação do patamar de 200 mil carros, volume que não tinha sido registrado ainda este ano. Foram 205.104 unidades licenciadas, crescimento de 3,2% sobre setembro (198.790 unidades).

A queda de 15% em relação a outubro do ano passado não reflete a realidade do mercado, uma vez que o número de 241.174 unidades naquele mês de 2019 foi resultado de 23 dias de vendas, enquanto outubro deste ano teve apenas 21 dias úteis. Assim, considerando as vendas diárias, que é o melhor termômetro do mercado, a queda real de vendas sobre o mesmo mês do ano passado não passou de 7%: foram 9.766 carros por dia no mês passado.

Pelo segundo mês consecutivo a Fiat é líder de vendas, com 38.324 unidades comercializadas, ficando com 18,7% de participação. Um terço desse volume é da picape Strada, (12.203 unidades), que depois de obter a liderança em setembro ficou em segundo lugar em outubro, com o Onix retomando o primeiro lugar no ranking.

A Volkswagen foi a segunda marca mais vendida, com 34.288 e 16,7% de participação e a GM a terceira, com 34.016 carros e 16,6% de participação.

A Hyundai mantém a quarta posição com 8,3% de participação, vendeu 17.054 carros. Depois aparecem Ford, Toyota, Renault e Jeep, todas da faixa de 6% (veja quadro). Honda e Nissan fecham a lista das Dez Mais.

Veja o Ranking das marcas mais vendidas em outubro de 2020

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.