Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fiat pode fechar segunda fábrica na Itália

Joel Leite

10/07/2012 15h34

A queda das vendas européias em maio foram as maiores do ano para Fiat, PSA e Renault.

Sérgio Marchionne, presidente da Fiat, disse que poderá fechar uma segunda fábrica na Itália, já que as vendas europeias estão caindo pelo quinto ano consecutivo, conforme informação da Agência Flash de Motor.

A Fiat tem adiado lançamentos de novos modelos na Europa e reduzirá seus investimentos na região em 500 milhões de euros neste ano. O presidente da Fiat disse que prevê que as vendas européias de carros permanecerão por volta do atual nível durante os próximos dois ou três anos.

As perdas operacionais da Fiat no primeiro trimestre na região quase duplicaram, chegando a 207 milhões de euros. Marchionne afirmou que a demanda na Europa é baixa e que, para manter o funcionamento das fábricas seria necessário aumentar a exportação para os Estados Unidos.

A queda das vendas europeias acelerou em maio, chegando a 8,4%, na oitava queda mensal consecutiva, segundo a Associação de Construtores Europeus de Automóveis – Acea. Fiat, PSA e Renault registraram as maiores quedas na região neste ano.

A marca italiana deu férias para cinco mil trabalhadores por 14 dias em sua sede de Turin, a partir de 30 de julho.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.