Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Produção argentina cresce em julho, mas vendas caem

Joel Leite

07/08/2012 13h21

A Associação dos Fabricantes de Veículos da Argentina – Adefa -divulgou os números de julho em que destacou que a produção nacional de veículos registrou um crescimento de 24,4% em comparação com junho e de 6,7%, se comparado com julho do ano passado. Comparando a produção dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2011, há uma queda de 14,1%.

As exportações tiveram uma queda de 4,7% em relação ao mês anterior e um decréscimo de 38,4% se comparado com o mesmo mês do ano passado. Se a comparação for feita com os sete primeiros meses de cada ano houve uma queda de 30%.

As vendas internas também caíram, registrando queda de 8,1% comparando com junho e 8,1% em relação a julho de 2011. Nos sete primeiros meses deste ano a queda foi de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O presidente da Adefa, Viktor Klima, analisou os números e disse que "em relação a junho último, a produção de veículos teve uma melhora de 24,4% em julho, o que representa o segundo melhor mês deste ano e também houve um aumento de 9,3% nas vendas dos carros nacionais, produzidos na Argentina e uma queda nas vendas de carros importados de 20%".

Klima destacou que "paulatinamente as medidas adotadas pelo Brasil começaram a refletir de maneira positiva no mercado brasileiro desde junho e esperamos que essa tendência se acentue nos próximos meses".

O que o presidente da entidade argentina quis dizer é que, melhorando o mercado brasileiro, melhora também para a Argentina, já que o Brasil é um grande importador de carros argentinos.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.