Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Preço do carro zero cai pela terceira vez: -0,78%

Joel Leite

14/08/2012 11h09


 — Redução do imposto provoca mais uma queda em julho. Carro está 4,5% mais barato no ano.

As vendas crescem e o preço cai. Essa aparente contradição ocorre no mercado de carros graças à intervenção do governo, que eliminou o IPI do carro com motor 1.0 e cortou pela metade o imposto sobre carros mais potentes.

Desde maio, quando a medida efetivamente entrou em vigor, os preços dos carros estão em queda. Naquele mês houve a maior desvalorização desde que foram iniciados os estudos AutoInforme/Molicar (que avaliam o comportamento do mercado de todos os carros comercializados no mercado brasileiro), há nove anos. Em apenas um mês o preço caiu, na média 3,29%. No mês seguinte a queda foi de 1,97% e em julho mais 0,78%.

Nesses três meses, o Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, teve uma queda de 5,26%. Como no período de janeiro a abril houve pequenas altas mensais, o aumento acumulado no ano caiu para 4,51%.

Esses números parecem pouco significativos quando comparado a algumas quedas maiores, que ocorrem no varejo, mas trata-se de percentuais médios. As variações, no entanto, são muito grandes no mercado, uma vez que muitos carros ficaram mais de 10% mais baratos em relação ao preço praticado antes da eliminação do IPI. Outros modelos, no entanto, mantiveram os preços ou até sofreram aumentos, uma vez que nem todos os carros foram beneficiados com a eliminação ou redução do imposto. O benefício não atingiu os carros com potência acima de 2.0 litros.

Os carros pequenos e básicos, que são os mais vendidos, foram também os que ficaram mais baratos no período, assim como as marcas que mais atuam no segmento dos carros populares foram as que mais baixaram os preços. Em julho, as quatro tradicionais – Fiat, Volkswagen, GM e Ford – tiveram queda de preços maiores do que a média do mercado (veja quadro). Os preços da Ford foram os que mais caíram: 2,22 no mês. A Fiat teve queda de 0,83%, a Volkswagen 1,03% e a GM 1,35%. Peugeot, Toyota, Nissan, Mercedes-Benz, Lifan e Chery também tiveram queda de preço no mês passado.

Das 45 marcas vendidas no mercado brasileiro, apenas oito tiveram os preços majorados em julho, sendo os carros da Suzuki os que mais subiram: 1,60%.

Clique aqui e veja a evolução dos preços por marca

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.