Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas de motos caem 6,6% na quinzena

Joel Leite

24/08/2012 11h28

Se agosto fechar com o volume de vendas que começou, haverá uma queda na comercialização de motos no Brasil. Fechada a primeira quinzena do mês, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos constatou que houve uma queda de 6,6% em comparação com o mesmo período do mês passado e de 20,8% em comparação com a primeira quinzena de agosto de 2011. A média diária foi a menor em uma quinzena desde 2009.

O diretor utivo da entidade, José Eduardo Gonçalves, afirma que "apesar da dificuldade na liberação de crédito, ainda há demanda por parte do comprador. No entanto, apenas os consumidores que atendem às atuais exigências (entrada de 20% e parcelamento em até 36 meses) é que estão entre os que conseguem efetivar a compra. Outra opção buscada pelo consumidor e que tem apresentado aumento na participação final das vendas é o consórcio que correspondem a cerca de 35% do total das comercializações".

Para melhorar o índice de aprovação dos créditos, José Eduardo salienta que "identificamos junto às instituições financeiras que algumas vezes os vendedores cometem erros ao preencher as fichas dos consumidores. Essas imprecisões acabam levando à recusa dos financiamentos, de acordo com os bancos. Se conseguirmos aumentar a precisão desse cadastro, podemos elevar o índice de aprovação, que hoje é menor de 20%".

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.