Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Gol alcança sete milhões de unidades produzidas

Joel Leite

28/08/2012 16h22

— O carro mais produzido no País é também o mais vendido e mais exportado 

A Volkswagen atingiu o marco de sete milhões de unidades fabricadas do Gol, que é o modelo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automobilística brasileira.

"O sucesso do Gol já ultrapassa em muito as fronteiras do Brasil e da região da América do Sul, onde estão situados seus principais mercados. Trata-se de um produto de importância e expressão globais para o Grupo Volkswagen", disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen.

Lançado em maio de 1980, o Gol é o carro mais vendido no Brasil há 25 anos, com aproximadamente seis milhões de unidades comercializadas. É também o veículo feito no Brasil mais vendido no exterior, com mais de 1 milhão de unidades exportadas, para 66 países diferentes.

Atualmente, o Gol é produzido na fábrica Anchieta e na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a uma velocidade de um carro a cada 47 segundos.

E, para confirmar seu sucesso, o veículo fechou os sete primeiros meses de 2012 na liderança do mercado brasileiro, com 155.971 unidades comercializadas no período, 9.423 à frente do segundo colocado, o que colaborou para que a Volkswagen registrasse recorde histórico de vendas em um único mês, com 78.262 unidades vendidas em julho.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.