Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Etiquetagem indica os 50 carros com alta eficiência energética

Joel Leite

26/09/2012 16h30

— Programa de etiquetagem ajuda o consumidor a escolher o modelo mais eficiente na hora da compra

"O brasileiro só compra preço quando não vê diferença entre os produtos". A frase é deMarcos Borges, diretor do Programa de Etiquetagem do Inmetro, argumentando que a informação ao consumidor sobre o consumo energético dos carros é relevante para a decisão de compra, que o programa é estratégico para o País e pode ser fator de decisão de compra. Cinquenta versões já receberam a classificação "A", que indica alta eficiência energética.

Algumas das versões dos seguintes carros estão entre as mais eficientes: Mille, CitroënC3, Siena, Fit, Peugeot 207, Sandero, Etios, Gol, Pólo, Logan, Voyage, Fusion Hybrid, Civic, Fluence, Corolla, Ecosport Titanium, Duster, Kangoo e Saveiro.

Por outro lado, versões do Polo, Soul, Camry, Ecosport, Sorento e Ranger estão entre as menos eficientes: receberam a notas "E", a pior do programa de etiquetagem.

Atenção: um mesmo carro, com versões diferentes, poderá figurar na categoria A e na categoria E, dependendo da eficiência energética da versão.

A análise do comportamento do consumidor em relação a produtos que já trabalham com a etiquetagem mostrou que, na hora da compra, sete em cada dez consumidores olham primeiramente a etiqueta do Inmetro, que indica o consumo de energia, para só posteriormente saber o preço.

SegundoMarcos Borges, a etiqueta levou os fabricantes da linha branca e outros aparelhos a investir no aperfeiçoamento dos produtos de forma a torná-los mais eficientes e o mesmo deve acontecer com o setor automobilístico.

Hoje, uma geladeira pode dar uma economia anual equivalente a R$ 56,00 de energia elétrica, um aparelho de ar-condicionado R$ 760,00.

"Graças à etiquetagem uma geladeira hoje é 70% mais eficiente", disse o executivo.

A indústria automobilística vem aderindo ao programa, embora ainda haja resistências. Em 2009 apenas cinco montadoras participavam do programa, com 54 modelos; em 2013 o número de montadoras vai chegar a 13, com um total de 200 modelos.

A tabela da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro fornece ao consumidor informações quanto ao gasto energético do carro como uma fonte de auxílio na escolha do melhor modelo na hora da compra, em termos de consumo elétrico e/ou eficiência energética.

A etiquetagem segue o critério de avaliação de A a E, sendo A o menor consumo energético e E o maior.

Veja a lista dos 50 carros classificados na categoria "A", isto é, com alta eficiência energética.

 

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.