Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Carro perde 16,8% do preço após um ano de uso

Joel Leite

27/09/2012 14h25

– Depreciação após um ano cresceu 9% em oito meses.
– Celta é o carro com o maior valor de revenda: perde apenas 10,7% em um ano.

As facilidades para a compra do carro zero, com IPI reduzido e crédito fácil para a classe média bem comportada, provocaram queda no preço do carro usado.

Mas é o comprador do carro zero, que aparentemente está obtendo as vantagens oferecidas pelo mercado, quem vai pagar a conta. EstudoAutoInforme/Molicar feito neste mês de setembro mostrou que a depreciação do carro após um ano de uso aumentou 9% nos últimos oito meses. O levantamento feito em dezembro de 2011 apontou uma depreciação média do carro zero de 15,4% e hoje essa depreciação subiu para 16,8%, um aumento de 1,4 ponto percentual.

O Celta continua imbatível como o carro que menos perde valor da hora da revenda. O modelo de entrada da GM mais numa vez lidera o rankingAutoInforme/Molicar dos carros menos depreciados. O último levantamento revelou que o Celta apresenta uma queda de preço de apenas 10,7% após um ano de uso. O Mille e o Uno vêm logo a seguir, como segundo e terceiro carros menos depreciados no Brasil. O Uno perde 11,3% do seu preço após 12 meses e o Mille Economy 11,7%. O Corsa Classic e o Gol G4 aparecem em seguida, na quarta posição, com depreciação de 12,1%, seguidos pelo Palio Economy (-12,5%) e pelo Gol G5, com 12,8% de depreciação.

Vale destacar a boa posição da picape Strada cabine estendida, utilitário menos depreciado. Um ano após ter deixado a concessionária, a picape da Fiat perde apenas 12,6% na hora da revenda.

A surpresa ficou por conta do Mitsubishi ASX, que apresentou uma depreciação surpreendente para um carro da sua categoria, ficando entre os dez modelos com maior valor de revenda. O utilitário esportivo japonês perde apenas -13,1% do seu preço depois de um ano de uso. Outro que se destacou entre os menos desvalorizados foi o Honda Fit, com 13,5% de perda do valor após um ano.

Na outra ponta da lista, o Omega, é a pior compra do ponto de vista financeiro. O sedã de luxo da GM tem a maior depreciação do mercado, perde 25,3% do seu preço após um ano de uso.

A lista dos carros que mais perdem valor na hora da revenda é dominada pelos importados de luxo. O segundo mais depreciado após um ano é o Jeep Cherokee Limited, com perda de 25,0%, seguido pelo Chrysler Town&Country (-24,8%), o Kia Carnival e o Maserati Granturismo (-23,9%).

De uma forma geral, o seminovo, carro com um ou dois anos de uso, é o segmento que mais deprecia. É nesse período que o carro tem a maior desvalorização, por isso, do ponto de vista financeiro, vender o seminovo é o pior negócio e comprar é a melhor opção.

Veja aqui quanto cada carro perde de valor após primeiro ano de uso

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.