Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Brasil importou quase um milhão de carros em 2012

Joel Leite

18/01/2013 16h05

— De cada quatro veículos vendidos no Brasil, um veio de fora: foram 913.351 unidades.

Foram importados no Brasil no ano passado 913.351 carros e comerciais leves, sem contar nesse número as importações independentes e os veículos pesados (mais 4.402 caminhões e 83 ônibus).

Nesse total estão os carros trazidos pelas montadoras instaladas aqui e também os veículos do Mercosul e do México, que não pagam imposto de importação e nem o Super IPI de 30% que atingem os carros trazidos por marcas que não têm fábricas no Brasil.

O Agile é o estrangeiro líder de vendas no País. O carro da GM, importado da Argentina, vendeu no ano passado 54.051 unidades, ou 1,5% do mercado de importados. Não está sendo considerado nesse ranking o Siena, da Fiat, que é fabricado tanto no Brasil quanto na Argentina e que vendeu 103 mil unidades. A montadora não informa quantas dessas unidades vieram da Argentina e quantas foram produzidas no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Hilux, da Toyota é a picape mais importada e o segundo veículo no ranking geral, com 38.888 unidades. Ela também vem da Argentina, assim como a maioria dos carros estrangeiros vendidos no Brasil. Dos dez primeiros, quatro são argentinos: além de Agile e Hilux, são importados do país vizinho o Focus, da Ford (quarto do ranking, com 24.025 unidades) e a picape Amarok, da Volkswagen, que vendeu 19.826 unidades.

A lista dos dez estrangeiros mais vendidos conta com quatro carros do México: Nissan March, terceiro colocado com 33.153 unidades, New Fiesta, quinto, com 21.276,  Jetta, sexto colocado com 20.642 carros vendidos e Versa, da Nissan, com 19.670.

Todos esses carros são beneficiados com a isenção do imposto de importação de 35% e os 30% de IPI adicionais. O único na lista dos dez mais vendidos que recolhe os impostos integralmente é o Hyundai i30, nono colocado, que vendeu no Brasil no ano passado 19.264 unidades.

Dos 60 carros estrangeiros mais vendidos no Brasil, 15 são coreanos, 14 argentinos e 12 mexicanos, seis chineses, cinco japoneses, quatro alemães e dois ingleses. Canadá e Bélgica têm um cada.

Clique aqui e veja o ranking dos 60 carros importados mais vendidos no Brasil 

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.