Prisma é o mais barato e o mais equipado
— HB20 vem completo de série, mas consumidor paga por isso.
–Voyage é o que oferece mais opcionais ao consumidor.
— Veja tabela comparativa com 41 itens
As aparências, assim como os argumentos de marketing, enganam. Por isso o consumidor deve fazer uma comparação criteriosa na hora de comprar um carro zero se quiser fazer um bom negócio.
Muitas vezes o carro é oferecido como "o mais barato do mercado", mas vem pelado, de forma que, para equipá-lo com tudo o que o concorrente tem, o consumidor vai pagar mais caro ainda.
Outro é oferecido como "o mais completo da categoria", mas por um preço que coloca o produto num patamar superior.
É preciso, portanto, comparar não apenas o preço, mas também os itens de potência e desempenho, dimensões da carroceria, entre-eixos e porta malas e, principalmente, os equipamentos de série + o preço dos opcionais. Além de itens de uso do carro, como o seguro e o tempo de garantia.
Nem sempre é possível comparar os carros de forma objetiva, pois as montadoras, cada uma oferece um sistema diferente de composição de equipamentos: o pacote de uma não corresponde com o pacote da outra.
Fizemos o comparativo financeiro com as versões de entrada dos sedãs pequenos HB20, Prisma e Voyage, para ajudar você a tomar a melhor decisão. Compare.
Para facilitar o comparativo, incluímos nos carros os opcionais de forma a deixá-los num nível equivalente de equipamentos.
Mesmo considerando os equipamentos mais ou menos equivalentes, o HB20S é o mais caro dos três: custa R$ 39.495,00, ou R$2.305,00 a mais do que o Prisma e R$1.582,00 a mais que o Voyage.
Essa diferença, no entanto, pode ser compensada com a vantagem da garantia, que no caso do coreano é de cinco anos. A garantia do Voyage é a menor, apenas um ano. O Prisma aparece numa situação interessante: é o mais barato (R$ 37.190,00) e tem garantia de três anos (normalmente o tempo que o primeiro comprador fica como carro).
No que se refere às dimensões o carro da GM leva vantagem sobre os concorrentes. Ele é maior em comprimento, altura e distância entre eixos, perdendo apenas na largura, para o Voyage.
A potência do motor 1.0 do Prisma empata com o HB20S, com 80 cavalos, mas ganha quando os carros usam álcool: nesse caso, o HB20S gera 75 cavalos e o prisma 78. O Voyage, com 76 cavalos a gasolina e 72 a álcool, perde para os dois.
Equipamentos
A regulagem da altura do volante é item opcional no HB20S e de série no Prisma, que também tem sensor de estacionamento de série, item que o coreano não dispõe nem mesmo como opcional. Por outro lado, tanto o HB20S quanto o Voyage oferecemo rádio com CD e MP3 de série, item que no Prisma é opcional.
Uma boa vantagem do Voyage é que ele dispõe de alguns itens que os concorrentes não oferecem. Três deles são opcionais no carro da Volkswagen, mas pelo menos o comprador do carro poderá dispor de bancos de couro, volante de couro e sensor de luminosidade, itens que os dois concorrentes não dispõem.
O Voyage traz também de série o volante multifuncional, que os concorrentes não têm, mas o seu sistema ABS não vem acompanhado do EBD, que o Hyundai e o Chevrolet trazem de série.
O Prisma se destaca também pela inclusão de dois itens de série que os concorrentes não têm: o volante com regulagem de altura (opcional tanto no HB20 quanto no Voyage) e o sensor de estacionamento (opcional no carro da Volks e não disponível no coreano).
Os valores do seguro são semelhantes, mas o Prisma leva uma pequena vantagem também nesse item: paga R$ 1.851,02, contra R$ 1.935,94 do HB20s e 2.062,93 do Voyage (o mais caro). O Prisma tem a menor franquia dos três (veja tabela)
Veja na tabela o comparativo dos sedãs HB20, Prisma e Voyage.
| HB20S / 1.0 Confort Plus | Prisma / 1.0 LS | Voyage / 1.0 |
HB20S / Prisma / Voyage | |||
Preço oficial – básico | R$ 39.495,00 | R$ 37.190,00 | R$ 37.913,00 |
Procedência | Brasil | Brasil | Brasil |
Garantia | 5 anos | 3 anos | 1 ano |
Dimensões | |||
Motor | 1.0 | 1.0 | 1.0 |
Potência (cv)(E)(G) | 80/75 | 80/78 | 76/72 |
Comprimento (mm) | 4.230 | 4.275 | 4.215 |
Largura (mm) | 1.680 | 1.705 | 1.893 |
Altura (mm) | 1.470 | 1.484 | 1.462 |
Distância entre eixos (mm) | 2.500 | 2.528 | 2.465 |
Porta malas (Lts) | 450 | 500 | 480 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.014 | 1.031 | 1.065 |
Desempenho | |||
0-100 km/h(E)(G)s | 14,9 / 15,9 | – | 13,1 / 13,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 162/157 | – | 167/165 |
Consumo cidade (km/l) | – | – | – |
Consumo estrada (km/l) | – | – | – |
Tanque combustível (Lts) | 50 | 54 | 55 |
Equipamentos |
|
|
|
ABS | – | – | série |
ABS + EBD | série | série | – |
Air bag motorista e passageiro | série | série | série |
Alarme | série | série | série |
Ar condicionado | série | série | série |
Bancos com regulagem de altura | série | série | série |
Bancos de couro | – | – | opcional |
Chave canivete | série | série | série |
Computador de bordo | série | série | série |
Direção Hidráulica | série | série | série |
Faróis de neblina | opcional | opcional | opcional |
Luz de Freio Brake Light | série | série | série |
Radio CD/MP3 | série | opcional | série |
Retrovisores elétricos | opcional | opcional | opcional |
Rodas de liga leve | opcional | opcional | opcional |
Sensor luminosidade | – | – | opcional |
Sensor de estacionamento | – | série | opcional |
Trava elétrica | série | série | série |
Vidros elétricos | série | série | série |
Volante com regulagem de altura | opcional | série | opcional |
Volante revestido de couro | – | – | opcional |
Volante multifuncional | – | – | série |
Seguro | |||
Valor | R$ 1.935,94 | R$ 1.851,02 | R$ 2.062,93 |
Franquia | R$ 2.400,00 | R$ 2.169,00 | R$ 2.475,00 |
Fonte: AutoInforme |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.