Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Up 2p: câmbio automatizado e estilo jovem

Joel Leite

24/04/2014 17h09

— Novas versões vão atender solteiros e casais sem filhos e não apenas frotistas

A Volkswagen lançou o Up duas portas nas versões básicas (Take e Move), buscando atender um público bem específico: pessoas solteiras ou casais sem filhos, que buscam uma opção com linhas mais esportivas. Gente que não tem necessidade de usar a parte traseira do carro para transportar pessoas com frequência.

Segundo o diretor de Marketing da Volkswagen, Axel Schroeder, o carro duas portas, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma versão dedicada a frotistras. Ao contrário, ele alerta que muitos frotistas estão preferindo carros com quatro portas, que oferecem mais opções de uso.

"A carroceria de duas portas tem um aspeto mais jovial, um desenho mais esportivo e isso atrai a atenção dos jovens", disse Axel. Mas ele não revela quanto a versão duas portas vai representar nas vendas totais do Up: "Entre 10% e 30%", desconversa.

A novidade da versão é o câmbio automatizado: é o carro mais barato com transmissão automatizada e o único de 1000cc com o equipamento. Custa R$ 30.990,00 na versão Move

Os bancos – motorista e passageiro da frente – tem um sistema que facilita o rebatimento e portanto a entrada das pessoas na parte traseira.

O interior segue o padrão das versões quatro portas, o motor é o mesmo 1.0 três cilindros, flex, dispensa o tanquinho de gasolina e tem 82 cavalos de potência (álcool) e 75cv com gasolina. A acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos com gasolina e 12,4 segundos com álcool. A máxima é de 163 km/h (gasolina) e 165 km/h (etanol).

Com o câmbio I-Motion, acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos com gasolina e em 12,8 com álcool. A velocidade máxima é de 166 km/h (gasolina) e 168 km/h (álcool).

A versão Take traz os seguintes itens de série: rodas de 13 polegadas, retrovisores externos com comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro, tomara de 12 volts. Externamente os retrovisores e as maçanetas são pretas.

A versão Move oferece: rodas de 14 polegadas com pneus verdes, retrovisores e maçanetas na cor do carro, antena de teto, faróis com máscara negra, acabamento diferenciado no painel, e porta malas com o sistema de ajuste variável de espaço. A versão Move ainda oferece computador de bordo com 10 funções.

Como o opcional para as versões duas portas, o Up oferece direção com assistência eletromecânica, sensor de estacionamento que funciona por meio de três sensores instalados no para-choque traseiro.

O sistema de navegação vem com tela sensível ao toque de cinco polegadas e oferece diversas funções como: GPS, conectividade multimídia, extensão do rádio e do computador de bordo.

Confira o preço de cada versão do Up duas portas:

Take – R$ 26,9 mil

Move – R$ 28,3 mil

Confira o preço de cada versão com câmbio I-motion:

Move duas portas – R$ 30,9 mil

Move quatro portas – R$ 32,9 mil

High – R$ 37,7 mil

Red, White e Black – R$ 42,1 mil

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.