Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Toyota, Mitsubishi e Chrysler vão cobrar “preços justos” na Venezuela

Joel Leite

25/04/2014 15h51

— Governo faz acordo com montadoras e limita margem de lucro

O governo venezuelano está chamando as montadoras de veículos (e também fabricantes de eletrodomésticos), para a assinatura de um acordo em que as empresas se comprometem a cobrar um preço justo sobre os vendidos no país.

A Superintendente Nacional de Preços Justos da Venezuela, Andreína Tarazón, disse que o governo tem um trabalho importante no sentido de chegar a um acordo com as fabricantes de importadoras de veículos. Disse que essas ações fazem parte de uma nova metodologia que tem como objetivo esclarecer as estruturas de custos das empresas.

O presidente Nicolas Maduro vai participar do encontro com o setor automotivo e disse que as reuniões servirão para explicar os processos das empresas e saber o que levou aos custos praticados, conforme informação da agência de notícias AVN citada pelo Flash de Motor. Os preços acordados não serão anunciados, mas as montadoras terão que garantir a margem máxima estabelecida.

Andreína Tarazón acrescentou que a Lei Orgânica dos Preços Justos reconhece as estruturas de custos da montagem de qualquer produto do país e que estabeleceu um limite para a margem de lucro. O acordo já foi firmado com as empresas Toyota, Mitsubishi e Chrysler para os carros dessas marcas no ano de 2014. As negociações prosseguem com a Ford, a General Motors e a Iveco. O governo não informou o estado das negociações com demais fabricantes.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.