Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Inflação do Carro tem a menor alta do ano: 0,43%

Joel Leite

12/05/2014 18h02

— Usar o carro está 3,1% mais caro no ano, índice é superior ao IPC da Fipe, que ficou em 2,8% no quadrimestre. Depois de três altas mensais expressivas, a Inflação do Carro da Agência AutoInforme subiu apenas 0,43% em abril. É a menor alta do ano, indicando uma acomodação nos preços, com cenário mais favorável ao motorista. No período de janeiro a abril, o custo do motorista para andar de carro e fazer a manutenção preventiva teve alta de 3,1%. O índice de abril é mais baixo do que o IPC da Fipe, que ficou em 0,53%, mas no acumulado do ano o IPC registrou aumento menor (+ 2,8) do que a Inflação do Carro. No primeiro quadrimestre os combustíveis foram os grandes vilões da inflação: por causa da entressafra da cana de açúcar, o álcool acumulou alta de 11,5% no período. Só em abril o combustível ficou 0,65% mais caro. A gasolina subiu 1,8% no ano e 0,21% em abril. Tudo indica que as oscilações de preços para os próximos meses serão num ritmo mais suave. Em abril, o item que mais subiu foi a pastilha de freio, com alta de 0,8%. Também tiveram altas expressivas a bateria (+0,72%) e a lona de freio (+0,62%), além do álcool. Nenhum item caiu de preço. No acumulado de janeiro a abril o álcool subiu 11,5% Veja os itens que mais subiram e os que mais caíram em abril e no acumulado do ano

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.