Preço do carro zero tem primeira queda no ano
— No acumulado o aumento ainda é grande: 3,7%, o maior desde 2005.
Depois de três altas seguidas o preço do carro zero caiu pela primeira vez este ano. O Preço de Verdade, isto é o preço realmente praticado no mercado, teve uma queda de 0,26% em abril, indicando que o potencial de crescimento se esgotou com o aumento de 4% no trimestre.
Agora, o aumento acumulado ficou menor: 3,7% de janeiro a abril. Mas se você observar o gráfico 1 (Evolução dos preços nos últimos dez anos) vai notar que esse aumento é o maior registrado desde 2005, mesmo considerando os doze meses do ano.
Os aumentos nos três primeiros meses do ano (veja gráfico 2) ocorreram porque as fábricas repassaram para o consumidor o custo dos equipamentos que se tornaram obrigatórios a partir deste ano: o freio ABS e os airbags dianteiros. A volta de parte do IPI também contribuiu para a alta dos preços no trimestre.
O sinal mais claro de que o aumento do preço atingiu o limite que o consumidor vai pagar pelo carro zero é que as três grandes não conseguiram manter o preço em abril. A Fiat foi a marca que, entre elas, teve a maior queda de preço no mês: -0,45%. A Volks veio em seguida, com queda de 0,44%, enquanto os preços dos carros da GM caíram 0,27%. Das marcas tradicionais, a Ford foi a única que conseguiu manter o ritmo de alta: os preços dos carros da marca tiveram um aumento médio de 0,5% no mês.
Audi(-0,28%) e Peugeot (-0,33%) também tiveram quedas expressivas, enquanto algumas marcas apresentaram aumentos de preços em abril. Das marcas com maior expressão em volume de vendas as que mais subiram (além da Ford) foram Chery (+1,2%), JAC e Suzuki (+0,5), Mitsubishi (+0,4%), Honda (+ 0,2%) e Nissan (+0,1%).
No total, 18 marcas tiveram crescimento de preço, 18 caíram e 14 mantiveram os preços estáveis no mês.
O Míni Cooper Countryman foi um dos carros que mais subiram de preço em abril, ficou 12,7% mais caro. Outros carros de grande valor e pouco comercializados também tiveram aumentos expressivos, como o Maserati Granturismo MC 4.7 (+11,7%), Mercedes-Benz 250 Advantage 2.0 T (+6,8%) e do BMW 750i M Sport 4.4 (+6,7%). Estão também entre os que mais subiram o Livina 1.6 (+7,2), a picape S10 (+6,4%) e o Gol 1.6 (+5.6%).
Já entre os carros que mais caíram de preço no mês destacam-se apenas modelos de baixo volume de comercialização, como as picapes Mahindra (-12,5%) e Effa (-10,3%), o Citroën DS4 1.6 (-8,6%) e Tiguan 4 Motion 2.0 (-8,1%).
Veja a lista dos 49 carros que mais caíram e mais subiram em abril.
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