Volvo com motor novo é 27% mais econômico
— As três versões equipadas com o Drive E vêm com câmbio de oito marchas e sistema para e anda
O motor Drive E que a Volvo apresentou nesta quarta–feira (14) no Rio de Janeiro vai promover um ganho excepcional de consumo de combustível e de emissões. O Drive E vai equipar três modelos da marca, o sedã S60, a perua V60 e o utilitário esportivo XC60.
Os carros não tiveram mudanças no visual, mas só o motor novo já será um up grade importante, até porque o novo equipamento inclui o câmbio de oito marchas e o sistema para e anda, que desliga o motor quando o carro para em marcha lenta. O sistema (start-stop) era oferecido apenas para o hatch V40. Pelo ganho de consumo e tecnologia, até que o aumento do preço não é tão grande: de R$ 3 mil e R$ 4 mil (veja tabela).
O motor 2.0 turbo de 245 cv é 23kg mais leve que o anterior. Segundo a Volvo, o carro ficou 27% mais econômico. O motor anterior fazia 8,7 km/l na estrada e 6,9 km/l na cidade; o atual faz 11,1 km/l na estrada e 8,0 km/l na cidade, sempre com gasolina. O XC60 T5 acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, contra os 8,1 segundos do modelo anterior.
Acima de 65 km/h quando o motorista não está acelerando, como nas descidas, o motor baixa a rotação, reduzindo o consumo.
Desenvolvido pela Volvo, o novo bloco do motor permite o uso em diversas configurações de potência e de combustível.
"Por causa das suas dimensões compactas, é um motor facilmente combinável com tecnologias híbridas", explicou Luis Rezende, presidente da Volvo Cars Brasil, o que indica que a empresa está preparada para oferecer uma versão híbrida desses modelos.
Luiz Cipolli Jr, do Rio de Janeiro (RJ)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.