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March “brasileiro” é bem equipado e espertinho

Joel Leite

16/05/2014 14h22

– Carro tem ABS com EBD e BAS, direção elétrica e ar-condicionado de série e custa R$ 33 mil. Mas vidros e travas são manuais!
– March fabricado em Resende já está nas concessionárias, em duas versões: 1.0 e 1.6. O velho não sai de linha.

O March "brasileiro" chegou, produzido em Resende, numa fábrica referência onde a Nissan investiu R$ 2,6 bilhões e, com ela, pretende conquistar cinco pontos de participação no Mercado brasileiro nos próximos cinco anos. Hoje tem menos de 2%.

O carro vai se chamar New March e tem duas opções de motor: 1000cc e 1600cc. Tem a cara da versão vendida na Europa, mas com características próprias, por exemplo:

O desenho do volante, detalhe valorizado pelo consumidor brasileiro. Pneus especiais, rádio, suspensão adaptada às nossas ruas, calibração da direção (mais pesada em alta, para dar a sensação de firmeza do volante) e maior isolamento acústico.

A proposta da empresa é agressiva: o March chega com equipamentos inéditos na categoria e um preço bastante competitivo. O ABS (que é obrigatório) vem acompanhado de EBD, o sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem e o BAS, equipamento que auxilia o motorista em frenagens de emergência. Vem de série também com ar-condicionado, direção elétrica e regulagem de altura do banco. No entanto, a empresa economizou com ninharia: a versão básica, mesmo com esses equipamentos sofisticados para um carro da categoria, não tem nem vidros nem travas elétricos.

Como opcionais, o carro pode ter ar-condicionado digital que desliga automaticamente quando o ambiente atinge a temperatura planejada, navegador, câmara de ré integrada e entrada USB. Pode ser equipado também com comando de áudio no volante.

O New March deve agradar o consumidor que fizer um teste. O carro tem uma direção leve, é esperto, ágil e muito fácil de manobrar: as rodas posicionadas nas extremidades do carro facilitam essa operação: ele faz uma manobra num raio de 5,1 (ou um círculo de 10,2 metros de diâmetro). É a melhor performance na categoria: o Etios faz um diâmetro de 9,6m, o Uno 9,8, o HB20 e o Gol 10,2m.

O motor 1.6 é produzido na própria fábria de Resende e o 1.0 vem da fábrica da Renault no Paraná. A produção já está em 140 unidades por dia.

O March novo ficou mais robusto; os projetistas conseguiram criar um desenho que dá a impressão de um carro mais alto, mais imponente, embora as medidas sejam exatamente as mesmas do modelo velho.

O velho, a propósito, continua sendo importado do México e será posicionado num patamar abaixo do modelo novo. Assim, o novo concorre diretamente com o Palio, o Hyundai HB20, o Ágile e o Ônix e o velho com o Celta, o Uno, Palio velho e o Clio.

A Nissan considera o Hyundai HB20 o principal concorrente do New March. O HB20 hatch está entre os dez mais vendidos no Brasil desde que começou a ser vendido no Brasil, em setembro de 2012. Na primeira quinzena de maio ele subiu na classificação e ocupa a quinta posição.

 Veja os principais concorrentes do New March

 

Joel Leite, com Luiz Cipolli Junior

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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