Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Presidente da Anfavea diz que pessimismo é coisa de economista

Joel Leite

16/05/2014 16h00

— "É mais fácil fazer uma previsão para baixo porque, se a economia crescer, não tem que explicar; o próprio governo explica".
— Mesmo com queda de 4,5% no quadrimestre Anfavea mantém previsão de crescimento de 1,1% no ano.

Apesar dos maus resultados nos primeiros quatro meses do ano e da primeira quinzena de maio (apenas 12,5 mil unidades por dia, veja matéria), o presidente da Anfavea, Luiz Moan, acredita na recuperação das vendas de carros e, ao contrário de outras lideranças – de dentro e de fora do segmento – não vê a economia com pessimismo.

"Os economistas é que disseminam esse pessimismo em relação à economia; é mais fácil fazer uma previsão para baixo porque, se a economia crescer, eles não têm muito que explicar; o próprio governo explica o crescimento", disse o dirigente, que também é economista.

Moan lembrou que também o governo contribui para plantar o pessimismo quando faz as previsões sob bases fluidas, sem firmeza, mas considera que o crescimento do poder aquiritivo por grande parte da população é o fator mais importante de pressão sobre o aumento dos índices econômicos. Ele explica:

"Com o aumento rápido do poder aquisitivo, aumentou também o nível de insatisfação; quem não tinha nada e agora tem um pouco, quer mais, torna-se mais exigente".

A queda de vendas de carros e comerciais leves no primeiro quadrimestre do ano é de 4,5%, ainda assim, a Anfavea não vai rever a previsão feita no início do ano, que é de crescimento de 1,1%. Se houver alguma alteração na previsão de fechamento do ano isso será feito somente no segundo semestre.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.