Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Carro OK: Renault e Hyundai avançam e grandes perdem participação

Joel Leite

21/05/2014 14h36

Marcas de pequeno volume foram as que mais cresceram no quadrimestre

hb20x_frent

O domínio das quatro marcas tradicionais nas vendas de carro zero ainda é notório. Juntas, Fiat, GM, Volkswagen e Ford têm 66,5% de participação, restando apenas 33,5% para todas as outras 46 empresas que atuam no mercado brasileiro, fabricando ou importando. Os dados são do período janeiro a abril deste ano.

Mas a cada período de balanço confirma-se a tendência de desconcentração do mercado. As quatro marcas tradicionais tiveram queda de vendas este ano em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado, enquanto as pequenas importadoras foram as que mais cresceram, caso da Lifan (+ 981%, primeira colocada no ranking), Rely (185%) e Chery (+ 120%). Audi (+98%), Míni (+69%) e BMW (+35%) também estão entre as marcas que mais aumentaram as vendas em 2014.

Clio 2014

A Volkswagen foi a que mais caiu, vendeu 15,3% a menos do que de janeiro a abril de 2013: 182.791, contra 215.828 unidades.

A Fiat vendeu este ano 235.039, ou 6% a menos; a GM caiu 4,7% (186.943 unidades vendidas) e a Ford vendeu 96.740, 1,6% a menos que nos quatro primeiros meses de 2013.

Entre as marcas de grande volume, Renault e Hyundai foram as que mais ampliaram as vendas este ano. A Renault cresceu 10,9% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado, vendendo 70.859 unidades (contra 63.882 no ano passado), embora não tenha nenhum carro entre os dez mais vendidos neste mês (veja matéria) e a Hyundai vendeu 9% a mais, com 70.318 unidades, contra 64.526 no quadrimestre do ano passado. O HB20 é o modelo mais vendidos da marca, ele que alcançou a quinta posição no ranking da primeira quinzena de maio, com 4.635 unidades vendidas (veja ranking).

M

As pequenas também lideram a lista das marcas que mais perderam espaço. Com exceção da Volkswagen, décima colocada no ranking das perdedoras, e da Nissan (sétima), todas as outras são marcas que estão fora da lista das dez mais vendidas (veja o ranking). A Changan foi a que mais perdeu: – 77% em relação a janeiro-abril do ano passado; em seguida aparecem a Hafei (-62,8%), a Jeep (-54,3%) e a JAC, que vendeu 45% menos.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.