Renault cai para sétimo lugar e Palio passa o Gol
— Copa não afeta mercado de carros: vendas diárias na primeira quinzena de junho são melhores do que em maio.
O resultado de vendas da primeira quinzena de junho mostra que a Copa, pelo menos até agora, não afetou o mercado.
Com 124.458 unidades no período, as vendas diárias chegaram a 13.829 mil carros, melhor do que a registrada em maio.
Resta saber se o bom ritmo de vendas vai permanecer na segunda quinzena, quando teremos mais feriados. Na verdade, nem a Anfavea (a associação dos fabricantes) sabe quantos dias úteis de vendas junho terá. Só após o fechamento do mês é que será possível saber se os dias de jogos do Brasil serão ou não considerados como dias úteis. No dia da abertura da Copa, quinta-feira passada (12), com São Paulo parada, o Renavam registrou 6.850 carros vendidos no País, metade da média de vendas.
Na segunda quinzena haverá mais dois jogos da Seleção: nesta terça-feira em Fortaleza (Brasil x México) e dia 23 em Brasília (Brasil x Camarões). Em Brasília será decretado ponto facultativo e em Fortaleza será feriado. Em volume de vendas essas praças não representam muito: Brasília vende 4% do volume total e Fortaleza 2%. Mas os dias de jogos da Seleção afetam todo o mercado porque, pelo menos nos 90 minutos, as vendas caem a zero.
Embora o ranking por marca não tenha sido alterado, observa-se uma queda de vendas da Fiat e o crescimento da GM. As duas estão praticamente empatadas com pouco menos de 20% das vendas: a Fiat vendeu 24.872 unidades na quinzena, o que representa 19,99% de participação e a GM ficou com 19,70% (24.519 unidades).
Quinta colocada, a Hyundai se distanciou da Toyota e da Renault na primeira quinzena de junho, vendeu 9.630 unidades e ficou com 7,74%, graças principalmente às boas vendas do HB20 hatch, sexto colocado com 4.720 unidades na quinzena. A Toyota, sexta colocada, ficou com 5,98% (7.439 unidades) e a Renault caiu para o sétimo lugar, com 7.398 unidades e 5,94% de participação, por causa principalmente da queda das vendas do Sandero, que está em fim de linha: o modelo novo será lançado dia 30 deste mês (veja matéria).
Honda, Nissan e Citroën completam a lista das dez marcas mais vendidas na quinzena.
No ranking por modelo o Palio fechou a quinzena na frente do Gol: vendeu 6,6 mil unidades, contra 6,2 mil do carro da Volkswagen. A diferença é grande; se não houver uma "reação" da Volkswagen na segunda quinzena (do tipo a venda um grande lote para um frotista), o Gol poderá perder a posição de líder mais uma vez este ano (já perdeu para a Strada em fevereiro).
Por sua vez, o Onix, em terceiro, passou a Strada, quarta colocada e o Fiesta permanece em quinto. HB20, Siena, Prisma, Fox e Uno fecham o ranking dos dez carros mais vendidos na primeira quinzena de junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.