O Neymar de cada marca
— Assim como na Seleção Brasileira, as marcas de carros têm o seu craque de vendas, que muitas vezes carregam o time nas costas.
Não há quem não concorde que a Seleção Brasileira nesta Copa 2014 é muito dependente de Neymar. O ideal seria um time inteiro de craques, para que Felipão pudesse prescindir de um ou outro jogador e ainda assim manter o bom desempenho da equipe.
Mas que mal há em você ter uma estrela em seus quadros? Na indústria automobilística é a mesma coisa: as marcas oferecem muitas opções de carros em vários segmentos, mas todas elas têm o seu Neymar, aquele modelo que faz a diferença nas vendas no fim do mês.
O Gol, o maior craque do mercado de carros é o Neymar da Volkswagen. Ele representa nada menos do que 30,3% de todas as vendas da marca no Brasil (15.185 unidades em maio). Claro que, assim como no futebol, as montadoras renovam os seus produtos, mas até que um Up se torne titular absoluto, o velho Gol é que continua carregando o time nas costas. A Volks tem mais dois entre os 11 titulares: o Fox (9º colocado) e o Voyage (11º).
A Fiat tem um time poderoso, com pelo menos quatro bons de bola. Além do Palio (26,6% das vendas da Fiat e segundo colocado em maio) são titulares absolutos a picape Strada (3º lugar), o Siena (8º) e o Uno (10º), todos na lista dos onze melhores.
O Neymar da GM é o Ônix, número 4 do ranking, responsável por 24% das vendas totais da marca no mercado interno. O craque da Renault é o número 6 Sandero, que vende quase a metade de todos os carros da marca no Brasil: 45,8% em maio.
Completam o time titular o número 5 Fiesta (45% das vendas da Ford), e o número 7 HB20, responsável pela metade de todas as vendas da Hyundai no Brasil (exatamente 49,7%).
Como se vê, não há nenhum estrangeiro na seleção, mesmo considerando os 23 melhores: todos são fabricados no Brasil (veja a lista do banco de reservas). No entanto, a origem da nossa seleção é toda estrangeira: no time titular são quatro italianos, três alemães, um francês, um coreano e dois dos Estados Unidos. Considerando a lista dos 23, temos ainda os japoneses.
O craque da Peugeot vale mais do que um Neymar: o 208 é o dono absoluto do time, com 68% das vendas da marca. O XC60 é também o craque da Volvo, com 64,9% das vendas, assim como Evoque (62,4% das vendas da Land Rover) e o C3 (51,4% das vendas da Citroën).
Isso sem contar algumas marcas onde o craque tem quase a totalidade das vendas – casos do Grand Cherokee (85,9% das vendas da Jeep), o Journey (77,6% da Dodge), X60 (99,5% da Lifan).
Esse levantamento considera os 130 carros e comerciais leves mais vendidos em maio de 2014.
Os 11 "titulares"
Ranking dos carros mais vendidos em maio
MODELO | UNIDADES | |
1º | Gol | 15.185 |
2º | Palio | 14.910 |
3º | Strada | 12.610 |
4º | Onix | 11.696 |
5º | Fiesta hatch | 10.976 |
6º | Sandero | 9.901 |
7º | HB20 | 9.756 |
8º | Siena | 8.980 |
9º | Fox | 8.013 |
10º | Uno | 7.873 |
11º | Voyage | 7.591 |
Os 12 "reservas"
MODELO | UNIDADES | |
12º | Prisma | 7.355 |
13º | Saveiro | 7.315 |
14º | UP | 5.744 |
15º | Corolla | 5.741 |
16º | S10 | 5.016 |
17º | HB20S | 4.954 |
18º | Civic | 4.702 |
19º | Ecosport | 4.541 |
20º | Classic | 4.500 |
21º | Celta | 4.423 |
22º | Logan | 4.084 |
23º | Fit | 4.030 |
Os mais vendidos em maio de 2014 e sua participação nas vendas da marca
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.