Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Com 246 mil carros, “mês da Copa” é o pior desde março

Joel Leite

23/07/2014 15h16

Mas diante de tantos feriados e atribulações, "legado" até que não é tão ruim.

Se os 30 dias de jogos da Copa do Mundo – 12 de junho a 13 de julho – formassem um mês regular de vendas, ele seria um dos piores do ano (veja quadro de vendas mensais em 2014). No período da Copa foram vendidos 246.406 carros e comerciais leves, um volume que pode ser considerado razoável considerando as atribulações sofridas pela indústria e pelo mercado no período.

As inconstâncias nas vendas foram tamanhas que nem dá pra fazer um cálculo de vendas diárias, pois alguns dias foram feriados numa cidade e não em outra. Num mês normal, as vendas diárias variam de 10 mil a 14 mil unidades e os últimos dias do mês são os que têm o maior volume de licenciamento. Pois no mês da Copa as vendas foram totalmente irregulares.

Nos cinco jogos que a Seleção fez em dias de semana as vendas foram as mais baixas do mês. O recorde negativo foi no jogo de abertura, diante da Croácia, no estádio do Corinthians, quando foram licenciadas apenas 6.863 unidades. O segundo pior desempenho de vendas foi no jogo Brasil x Colômbia, em 4 de julho: 7.218 unidades. No trágico dia 8 de julho da goleada sofrida diante da Alemanha, até no Renavam o sete nos perseguiu: foram 7.510 carros vendidos.

Nos dias dos jogos com México e Camarões as vendas também não passaram de nove mil unidades: 8.698 em 23/6 e 9.005 em 17/6.

Em compensação, as sextas-feiras do mês da Copa acumularam os licenciamentos que deixaram de ser feitos durante a semana e estouraram em vendas:

Fora o jogo de abertura, as partidas no Itaquerão não atrapalharam tanto as vendas: dia 13 de junho foram vendidos 16.327 carros e dia 27 foram 17.123.

Só na semifinal, dia 9 de julho, é que as venda foram muito fracas, 8.612 unidades, mas pesou o feriado da Revolução Constitucionalista no Estado de São Paulo.

Veja no gráfico como as vendas foram inconstantes no período da Copa.

O reflexo na procuras por crédito foi imediato. Levantamento feito pela Bom Pra Crédito, loja virtual de produtos financeiros, mostrou que a busca por crédito no período de Copa caiu 14,2%, se comparado com igual período do mês anterior e nos dias dos jogos a busca pelo recurso despencou: – 53,6%. No jogo contra a Colômbia, dia 4 de julho, a procura por crédito caiu 69% (veja quadro).

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.