Mercados tradicionais crescem e emergentes perdem
A exceção é a China, único dos Brics que aumentou as vendas; a Espanha foi a que mais cresceu: + 18,7%.
De janeiro a maio foram produzidos no mundo 36 milhões de veículos, crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado e 1,3 mil unidades a mais. O curioso é que os países emergentes, que há anos vinham aumentando as vendas, neste ano não acompanham o crescimento mundial.
Com exceção da China, que continua crescendo (+8,7%), os países dos Brics e também outros emergentes tiveram queda de vendas entre janeiro e maio deste ano, enquanto os mercados tradicionais – Europa, Estados Unidos e Japão – venderam m ais do que no mesmo período do ano passado.
A Espanha foi o país que mais cresceu este ano, vendeu 410.465 até maio, 18,7% a mais do que no mesmo período de 2013. Japão e Reino Unido, segundo e terceiro no ranking dos que mais cresceram, também aumentaram em mais de 10% as vendas neste ano. O Japão vendeu 2.548.084 unidades este ano, aumento de 14%, e o Reino Unido cresceu 11,8%, com 1.183.794 unidades até maio.
A China, exceção à regra, é o quarto país com o maior crescimento: vendeu até maio 9.778.530 unidades, aumento de 8,7%.
Coréia (+6,5%), Estados Unidos (5,1%), Itália (+ 3,6%). Alemanha (+3,3%), França (+3%) e Canadá (+2,6%) completam a lista dos países que apresentaram aumento de vem as em 2014.
Todos os países com queda de vendas este ano são os chamados emergentes, Brasil incluído, com queda de 5,3% de janeiro a maio. A Tailândia perdeu 40,5%, a Argentina 22,5%, a Rússia e a África do Sul 5,3%.
Outro membro dos Brics, a Índia, perdeu 3% este ano, assim como o México (-0,5%) e a Indonésia (-0,4%).
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