Titan 150 ganha freio integral
— Honda lança sistema CBS que aciona ao mesmo tempo o freio traseiro e dianteiro na 20.000.000ª moto fabricada em Manaus
A Honda comemorou a produção de 20 milhões de motos em Manaus com o lançamento do CBS, um sistema de frenagem que reduz a distância do arrasto e portanto diminui os riscos de acidentes, antes disponível só para motos de maior cilindrada e para os scooters.
A primeira moto de baixa cilindrada escolhida para apresentar a tecnologia foi a CG Titan 150, uma das mais vendidas. O CBS, que a Honda vai chamar Combined Braking System, possibilita uma condição mais equilibrada na aplicação dos freios dianteiro e traseiro. Ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, distribuindo a força por todo o conjunto.
Os testes, feitos pelos Instituto Mauá de Engenharia, mostraram que o sistema reduz em 10 metros a distância de frenagem da CG Titan quando o equipamento é acionado a 60km/h. A moto sem o CBS para após 38,5m e com o equipamento a 28,4m de distância.
"Pode ser a diferença entre a vida e a morte" disse Alexandre Cury, gerente geral comercial da Honda.
Apresentações feitas pelos instrutores da Honda no centro de treinamento em Manaus mostraram que, sem o sistema, além do arrasto ser muito maior, a moto perde o equilíbrio, sai de traseira, desvia do trajeto, o que compromete seriamente a segurança do motociclista.
O novo sistema de segurança será de série nas duas versões da CG Titan linha 2015, que também terá novas cores: a ESD, que custa R$ 7.680,00, e a EX, R$ 8.180,00. Com o equipamento o preço das motos subiu R$ 180,00 em relação a linha 2014.
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