Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Toyota é a marca de carros mais valiosa do mundo

Joel Leite

10/10/2014 17h55

– Apple lidera o ranking das 100 mais valiosas; delas, 14 são marcas de veículos

A Toyota é a fabricante de veículos mais valiosa do mundo, conforme o ranking de 2014 da consultoria global Interbrand. A marca japonesa foi avaliada por US$ 42,4 bilhões.

Oitava colocada no ranking geral das 100 marcas mais valiosas, a Toyota divide com a Mercedes-Benz a presença do setor automobilístico entre as dez mais valiosas do mundo. A alemã, segunda colocada no ranking das montadoras, é a décima marca mais valiosa entre todas, com US$ 34,34 bilhões.

A Apple é a marca mais valiosa no ranking geral, com valor estimado em US$ 118,8 bilhões e crescimento de 21% em relação ao ano passado. Em segundo lugar, outra empresa de tecnologia, a Google, com valor de US$ 107,4 bilhões e aumento de 15% em relação ao ranking anterior.

Nas dez primeiras do ranking geral aparecem nesta ordem, Coca-Cola, IBM, Microsoft, GE, Samsung e McDonald, além das duas montadoras de veículos.

O setor automobilístico entrou com 14 marcas no ranking das cem mais valiosas. Depois de Toyota e Mercedes-Benz, a BMW ficou com o terceiro lugar, com US$ 34,2 bilhões. Em seguida aparecem a Honda, quarta colocada com valor de US$ 21,78 bilhões, a Volkswagen, em quinto, com 13,7 bilhões.

A lista tem ainda Ford, Hyundai, Audi, Nissan, Porsche, Kia, Chevrolet. Harley-Davidson e Land Rover. São três japonesas, três estadunidense, duas coreanas, cinco alemãs e uma do Reino Unido (veja a lista).

A pesquisa, denominada "Best Global Brands Study" é um relatório anual que avalia as marcas mais valiosas do mundo. A metodologia da Interbrand avalia os investimentos atuais e o gerenciamento da marca como um ativo do negócio, levando em conta também a desempenho financeiro da empresa, o papel da marca no processo de decisão de compra e a força da marca.

Veja a lista das 14 marcas de veículos mais valiosas do mundo

Veja a lista das cem marcas mais valiosas do mundo 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.