Em mais uma queda, carro zero fica 0,36% mais barato em setembro
– Graças aos aumentos no primeiro trimestre, índice ainda é positivo no ano + 2,4%
– Com o mercado amorfo, tendência é de novas quedas de preço em novembro e dezembro
O Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, teve mais uma queda em setembro, a segunda seguida e a quinta no ano (veja gráfico), indicando que a limpeza do estoque de carros modelos 2014, com as promoções que estão sendo feitas pelas concessionárias fizeram os preços caírem.
O preço teve uma queda média de 0,36%, conforme o Índice Autoinforme/Molicar divulgado nesta sexta-feira (31), mas no acumulado do ano o carro continua em alta: de janeiro a setembro o Preço de Verdade teve um aumento médio de 2,37%.
O estudo registra mensalmente a evolução dos preços do carro zero cotados pela Molicar e não dos preços oficiais.
No início do ano o consumidor aceitou o aumento praticado pelas montadoras por causa da inclusão de equipamentos obrigatórios (ABS e airbag) nos modelos básicos e do retorno de parte do IPI. Por isso, o primeiro trimestre foi de altas constantes: em merco o aumento era de 4%. Depois disso, no entanto, os preços iniciaram uma queda sem volta. Com exceção de um pequeno aumento em julho (+ 0,15%), de lá para cá os carros têm ficado mais baratos a cada mês.
Com queda de 9,5% nas vendas até setembro e sem nenhum sinal de uma revigoração do mercado nos dois últimos meses do ano, a tendência é de que os preços continuem caindo até o fim do ano. Mesmo assim, 2014 deve fechar em alta nos preços, ao contrário don que ocorreu em anos anteriores: no ano passado os preços dos carros novos caíram 0,5% e em 2012 os carros ficaram 4,9% mais baratos.
Apenas 12 das 50 marcas disponíveis para o consumidor tiveram aumentos de preço em setembro. A Mercedes-Benz teve alta de 2,53%, seguida pela chinesa Lifan (2,48%) e a Land Rover (0,74%). Também tiveram alta nos preços, a Citroën (0,72), a Shineray (0,67%) e a Audi, cujos carros ficaram 0,57% mais caros (veja tabela).
A maioria das marcas, 27, tiveram queda, sendo a Changan a que teve os carros com os maiores descontos, – 5,43%. Onze marcas mantiveram o preço sem alteração.
Veja a lista com o comportamento dos preços de todas as marcas do mercado brasileiro em agosto.
O Hafei Towner foi o carro que teve a maior queda de preço em setembro; ficou 15,3% mais barato. Outros que tiveram grandes quedas foram o Altima, da Nissan (-12,7%), e o Honda City, que perdeu 9,4% do preço no mês.
O Duster, da Renault, foi o carro com o maior aumento, ficou 8% mais caro. Tiveram altas expressivas também a L200 Triton (+7,7%), o Mercedes-Benz S500 (+7,3%) e a Spin, da GM (+7,2%).
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