Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Pirelli usa casca de arroz na produção de pneus

Joel Leite

19/02/2015 14h44

– A tecnologia reduz a emissão de CO² e aumenta o uso de fontes renováveis

Casca de arroz queimada

No Brasil tem pneu sendo produzido até com cinza da casca de arroz queimada. Mais de um milhão de pneus para carros e caminhões foi fabricado a partir da sílica extraída do arroz. A Pirelli é a responsável pela tecnologia, pioneira e dona da patente desde 2009.

A sílica substitui o negro de fumo (derivado do petróleo para deixar a borracha mais resistente) na produção de um pneu, e gera maior resistência a lacerações e menor resistência ao rolamento, visando menor consumo de combustível.

Outras vantagens do uso deste tipo de sílica é a redução na emissão de CO2, na hora de extrair o material da cinza da casca de arroz queimada, em comparação com a extração da sílica de origem mineral.

Outro ponto positivo desta sílica é que a sua matéria-prima é extraída de um resíduo que seria descartado no meio ambiente. Para cada quilo de arroz, a Pirelli consegue extrair 30 gramas de sílica com a casca do arroz queimada.

Atualmente os pneus produzidos no Brasil têm cerca de 20% de materiais renováveis, com o uso dessa sílica, a Pirelli chegou a 23%.

A Pirelli tem uma fábrica só para produzir esta sílica, na cidade de Meleiro, em Santa Catarina, com capacidade para 100 toneladas de sílica por mês.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.