Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Brasil teve 431 novidades e retirou 225 carros de linha em 2014

Joel Leite

06/03/2015 16h50

– Com 83 novidades, Volkswagen foi a marca que mais lançou
– Mercedes-Benz retirou 54 de linha e a BMW foi a que mais movimentou o mercado: lançou 50 e tirou 48

Quantas novidades a indústria automobilística lançou no mercado em 2014? Cinco, dez, vinte?

Mercedes_GLA_2014

Vamos lá: a Volkswagen lançou o seu novo carro de entrada, o Up; a Fiat lançou o Cinquecento Cabriolet, a BMW trouxe o 420 Cabriolet, três modelos da Série M, o Crossover X4 e dois elétricos (i3 e i8). A Ford veio de Ka novo e Fiesta nacional. Que mais? A GM trouxe o Camaro Conversível e outros carros de luxo também estrearam no mercado brasileiro, como o Porsche Macan e os Mercedes-Benz GLA e CLA, além do Suzuki Swift.

Bmw_I3_2014

Muitos carros foram renovados completamente, como Fusion, Fluence, Sandero, Logan, City, Fit, Fox e Soul, por exemplo.

Porém, se consideramos todas as novidades em relação a acabamento, motorização e carroceria, de todas as marcas, fabricadas no Brasil e importadas, o número de novidades chega a 431. Isso mesmo: quase duas novidades por dia útil no ano passado.

Merecedes_CLA_2014

Esse número expressivo, levantado pela Agência Autoinforme revela o dinamismo do setor automobilístico, com as montadoras sempre atentas a atender as demandas e buscar nichos de mercado para conquistar o cliente.

Suzuki_Swift_2014

Durante o ano, as montadoras retiram de linha determinadas versões e colocar outras, introduzindo algum equipamento, eliminando outros, alterando a configuração, criando um detalhe no acabamento. Tudo com o objetivo de reposicionar o produto de forma a melhor enfrentar a concorrência.

Às vezes a simples mudança do nome da versão e o reposicionamento do preço configuram um "carro novo no mercado", que ajuda a marca a ampliar o seu espaço no mercado.

Volkswagen_Saveiro_2014

Muitas versões também são retiradas de linha. No ano passado, deixaram de ser fabricados ou importados 225 opções. O balanço, portanto, foi positivo: os catálogos das marcas aumentaram em 206 o número de ofertas ao consumidor brasileiro no ano passado.

Volkswagen_Up!

A Volkswagen foi a marca que mais mostrou novidades, num total de 83, isto porque acrescentou  a opção de motor 1.6 16v para todos os modelos pequenos. Já a Mercedes-Benz foi a que mais retirou de linha, um total de 54 carros. Mas a marca que mais movimentou o catálogo de ofertas foi a BMW, que lançou 50 carros e retirou de linha 48, conforme você vê na tabela.

Renault_Fluence_2015

Confira todos os modelos de cada marca que entraram e saíram do mercado

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.