Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Grandes perdem espaço e Audi cresce 22%

Joel Leite

09/04/2015 09h46

– Fiat (-28%), Volks (-22%) e GM (-18%) tiveram quedas de vendas acima da média. Veja quem perdeu e quem ganhou no trimestre

Audi_A3_sedã_frentlat_2015

De um lado estão Audi, Mercedes-Benz, Honda, Toyota e Nissan. O lado bom, de crescimento de vendas neste período trágico da indústria automobilística. Enquanto o mercado caiu 17% no primeiro trimestre, essas marcas tiveram aumentos de vendas significativos.

Com 3.444 unidades de janeiro a março, a Audi foi a marca que mais cresceu (+22,2%) entre as de grande volume de vendas, acima de 100 unidades/mês (veja a lista completa de quem perdeu e quem ganhou mercado no primeiro trimestre).

Mercedes_CLA_frentlat_2015

A Mercedes-Benz, com alta de 13,8%, a Honda, com 12,5%, a Toyota, com 12,4% e a Nissan com 3,4%, foram as outras marcas que apresentaram crescimento no primeiro trimestre.

De outro lado estão as perdedoras, marcas que sucumbiram e perderam participação, com quedas maiores que a média do mercado, que foi de 17%. São elas: as três grandes, a Kia e as marcas da PSA. As francesas foram as que mais perderam: Citroën -46,7% e Peugeot -44,6%.

honda_civic_2016_frentlat_faixa_pedestre

A líder Fiat vendeu apenas 126.102 unidades, com uma queda de 27,9% em relação ao primeiro trimestre de 2014. A Volkswagen vendeu 105.352, uma perda de 22,3%, e a GM fechou o período com 111.909 carros comercializados, uma queda de 18,3%.

Um grupo intermediário de marcas teve queda de vendas, mas num índice menor que a média do mercado, aumentando portanto a participação.

Toyota_Corolla_2016_Gli manual

São os casos da BMW (3.491 unidades e queda de 3,7%), Ford (67.396 e -4,3%), Hyundai (48.432 e -5,1%), Land Rover (1.965 e -8,6%) e  Suzuki (1.383 e – 6,1%).

Algumas marcas de baixo volume de vendas tiveram perdas mais expressivas, caso das chinesas Hafei (87 unidades no trimestre e queda de 71,5%) Shineray (122 unidades e – 51%) e da Porsche, que vendeu apenas 158 unidades este ano, contra 202 no primeiro trimestre de 2014: caiu 21,8%.

Nissan_sentra 2015

Outras pequenas tiveram aumentos de vendas bem acima da média, como a Geely, que vendeu 138 unidades e cresceu 885,7%. A Jeep mais que dobrou as vendas (+133,6%), a Subaru cresceu 94% (381 unidades), a Jaguar cresceu 40% e a Lexus 37,3%. Lifan (+34,9%) e Volvo (+5,4%), também cresceram em relação ao primeiro trimestre de 2014.

Confira a lista completa de quem ganhou e quem perdeu mercado no trimestre

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.