Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Carnaval afunda as vendas na quinzena

Joel Leite

17/02/2016 11h38

– Média de vendas não tem comparação histórica: 6.357 unidades por dia
– GM e Onix mantêm liderança; Corolla é o quarto no ranking por modelo

GM_OnixEffect_frentlat

Desta vez, a "explicação" pelo desprezível desempenho de vendas na primeira quinzena de fevereiro foi o Carnaval. Mas mesmo descontado o feriado da terça feira da Folia, dia 9, as vendas foram péssimas: 63.568 unidades, o que dá uma média diária de 6.357 carros e comerciais leves, um volume sem comparações com o registrado nas últimas décadas.

Diante de uma quinzena fora da curva, nem é possível avaliar o desempenho real de vendas por marca e por modelo, uma vez que as posições nos rankings devem ser alteradas na segunda quinzena.

Toyota_Corolla_2016_Gli manual

De qualquer forma, vale registrar a continuidade da liderança da GM, com 10.523 unidades e a Fiat em segundo lugar, com 10.080. A Volks está em terceiro e a Hyundai mantém a quarta posição conquistada em janeiro, na frente da Toyota , quinta colocada, e da Ford, que ficou em sexto.

Honda, Renault, Jeep e Nissan completam a lista das dez marcas mais vendidas na primeira quinzena de fevereiro (veja a lista das 30 marcas mais vendidas no período).

Honda_HRV_frentlat_2

O Onix permanece na liderança de vendas por modelo, seguido pelo HB20. A novidade na lista é o crescimento do HRV, que aparece em nono lugar e a queda do Renegade, que ficou em décimo (o carro da Jeep fez o quinto lugar em janeiro). Destaque também para o Corolla, quarto colocado no período. Veja os 30 carros mais vendidos na primeira quinzena de fevereiro.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.