Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Região Sudeste responde por metade das vendas

Joel Leite

17/03/2016 16h17

– São Paulo, Minas e Rio (os três maiores mercados) e mais o Espírito Santo, são responsáveis por 51,3% das vendas de carros novos

servico_transito-motoboy_2

A região Sudeste responde pela maior parte das vendas de carros e comerciais leves do Brasil. Juntos, os quatro estados da região – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo – venderam, de primeiro de janeiro até a primeira semana de março, 165.687 unidades, o que corresponde a 51,3% do total. Portanto, cinco de cada dez carros vendidos no País estão ampliando o trânsito na região.

Só São Paulo vendeu 27,4%, com um total de 92.008 unidades este ano. Maior mercado do País, São Paulo é seguido por mais dois estados do Sudeste e os três da região Sul. O segundo maior mercado brasileiro é Minas Gerais, com 40.205 unidades vendidas, ficando com 12% de participação. O Rio de Janeiro, que já foi o vice no ranking, hoje é o terceiro colocado, com 26.968 carros no período (8%).

A seguir, vêm os três estados da Região Sul, com Paraná em quarto lugar (24.865 unidades e 7,4% de participação), Rio Grande Do Sul em quinto (20.082 e 6%) e Santa Catarina em sexto (17.698 e 5,3%).

Juntas, as regiões Sul e Sudeste respondem por 68% das vendas do País.

O primeiro estado fora das regiões Sul e Sudeste que aparece no ranking dos mais vendidos é a Bahia, que comercializou 15.074 carros (5,5% de participação).

Distrito Federal (12.313 unidades), Goiás (10.641) e Pernambuco (10.535) completam o ranking dos dez maiores mercados do País.

Três estados vendem menos de mil carros por mês: Acre, com 897 unidades, Amapá, com 815 e Roraima, que tem o menor mercado do Brasil, com apenas 562 unidades.

E a comprovação da concentração da riqueza no Sul. Roraima vende por mês, menos do que São Paulo vende por dia.

Veja ranking de vendas por Estado

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.