Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas de seminovos crescem 23,8%

Joel Leite

19/05/2016 13h24

– Carros com até três anos é a preferência do consumidor; segmento vendeu 1,4 milhão de unidades de janeiro a abril

GOL_G5_2012

O consumidor continua optando pelo carro seminovo em vez do OK. Na mesma toada do ano passado, o mercado de carros novos continua minguando (veja matéria) e o de usados com até três anos de uso cresce em números expressivos.

Dados da Fenauto, a federação que reúne as associações de vendedores independentes, indica um aumento de 23,8% desse segmento nos quatro primeiros meses deste ano. Foram vendidos de janeiro a abril 1.444.238 unidades de seminovos, contra 1.166.672 no mesmo período do ano passado.

O carro seminovo é a melhor opção de compra do ponto de vista financeiro, porque são nos primeiros anos que o produto mais desvaloriza. Assim, o consumidor vai encontrar um carro relativamente barato, já depreciado, e muitas vezes em boas condições de uso, em alguns casos um carro realmente seminovo. Trata-se de fazer uma boa pesquisa para realizar uma boa compra.

O Gol é o carro usado mais procurado pelo consumidor. Só no mês passado foram licenciadas 74.489 unidades do carro da Volkswagen; a seguir aparecem o Uno (47.349 unidades), o Palio (43.058), o Celta (27.584) e o Corsa (23.232).

A Strada lidera o ranking dos comerciais leves mais vendidos no mercado de usados, com 20.589 unidades em abril. Entre os cinco mais vendidos estão ainda: Saveiro, Ecosport, S10 e Hilux.

Já a moto usada mais vendida é a Honda CG150, seguida por CG 125, BIZ, NXR 150 e YBR 125.

Veja os rankings de carros usados, comerciais leves e motos de abril/2016

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.