Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Inflação do Carro é negativa após 23 meses

Joel Leite

20/05/2016 14h16

– Ficou 1,05% mais barato andar de carro em abril: deflação é resultado da queda do preço dos combustíveis 

etanol

Depois de 23 meses de altas seguidas, a Inflação do Carro da Agência Autoinforme registrou queda de preço dos produtos e serviços usados pelo motorista para andar de carro e fazer a manutenção preventiva. Abril registrou portanto uma "deflação" de 1,05%. O último registro de queda antes desse foi em junho de 2014.

O índice apurado foi impulsionado pela queda nos preços do álcool e da gasolina. O álcool ficou 5,8% mais barato e a gasolina teve queda de 0,8%.

Mas não há muito o que comemorar: o resultado negativo é uma recuperação de seguidas altas dos combustíveis e não uma tendência real de queda. Tanto que, além dos combustíveis, nenhum outro item ficou mais barato no mês. No acumulado do ano a gasolina está 2,7% mais cara e o álcool 3,1%.

O item que mais subiu de preço em abril foi o pneu, com alta de 1,5%, seguido pela correia dentada, 1,1% e pelo serviço de revisão, que teve alta de 1%. O seguro do carro subiu, na média, 0,95%.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.