Só Jeep, Peugeot e superluxuosas cresceram
– Das grandes, só GM perdeu menos (-22,8%) do que a média (25,1%). Volkswagen caiu 35%, Fiat e Ford quase 40%
Depois de alguns anos em baixa, perdendo volume de vendas, caindo em participação e fora do ranking das dez marcas mais vendidas, a Peugeot fecha o primeiro semestre de 2016 como uma das poucas marcas que apresentaram crescimento de vendas, isso num momento em que o mercado registra uma queda de 25,1%. Além da Peugeot, apenas a Jeep, com um extraoridinário crescimento de 234% graças ao Renegade e três marcas de super luxo venderam mais do que no primeiro semestre do ano passado: Jaguar, Lexus e Porsche, que atuam em nichos de mercado.
A Jeep não teve em 2015 o ano completo de vendas com o Renegade, por isso o índice de crescimento é tão alto: 234%. A marca passou de 7.870 unidades para 26.308 no primeiro semestre deste ano.
A Jaguar aumentou as vendas no semestre em 74%, mas com uma base pequena: vendeu 192 unidades de janeiro a junho do ano passado e este ano 334. A Lexus passou de 192 para 211 carros (aumento de 9,9%) e a Porsche cresceu 2%, subindo de 395 para 403 unidades este ano.
As chinesas JAC e Chery foram as que mais perderam. As vendas de ambas continuam despencando: a JAC vendeu 1.403 unidades no semestre (média de 233 carros/mês) e teve uma queda de 55,6%. A Chery teve um desempenho ainda pior: vendeu 1.133 carros com queda de 61,6% no semestre.
As marcas tradicionais também tiveram desempenho sofrível no período: a Volkswagen perdeu 35,6%, com vendas caindo de 196.903 unidades nos primeiros seis meses de 2015 para 126.762 agora. Fiat e Ford caíram ainda mais: -36%. A Fiat vendeu apenas 143.760 unidades, contra 236.688 no primeiro semestre do ano passado, e a Ford caiu de 134.349 para 80.724.
Mitsubishi, Dodge, Kia, Suzuki, Troler, Mercedes-Benz e Iveco também tiveram desempenho sofrível no período, todas com queda acima de 30% (veja tabela). Míni, Geely, BMW e Lifan também perderam mais do que a média do mercado.
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