Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Um em cada quatro táxis e vans escolares tem problemas nos freios

Joel Leite

31/08/2016 17h16

– 25% dos táxis e vans escolares são reprovados na inspeção obrigatória. 12% têm problemas nos amortecedores e pneus

Grande parte dos táxis e das vans escolares que rodam em São Paulo tem problemas de segurança, revela levantamento feito pela Associação Nacional dos Organismos de Inspeção, a Angis, com base nas inspeções obrigatórias feitas junto a essas categorias.

Um de cada quatro veículos não foi aprovado na inspeção do sistema de freios no primeiro semestre deste ano e 12% estavam com o sistema de amortecedores comprometido.

O presidente da Angis, Francisco Carlos Lopes, considera que a inspeção obrigatória anual para táxis e semestral para veículos escolares é fundamental para garantir a segurança dos usuários:

"Um veículo de uso público precisa estar 100% seguro; o usuário não pode correr riscos".
O dirigente, no entanto, considera que o nível de reprovação não é alto.

"O transporte controlado pela inspeção veicular é um dos mais seguros mundo. Há três anos que não é registrado nenhum acidente grave, destacou o dirigente.

A idade da frota e a manutenção preventiva são fatores fundamentais na segurança dos usuários, conforme Francisco. Ele lembra que há grande diferença de segurança em veículos conforma a região da cidade, revelando que os táxis que rodam na Zona Sul apresentam menos problemas que os que rodam na Zoina Leste, onde, ele conclui, estão os veículos mais velhos.

Pneus gastos e rodando sem calibração é outros dos graves problemas apontados pela inspeção oficial. 12% dos carros e vans escolares avaliados apresentaram problemas com os pneus, assim como com o freio de estacionamento, com 11% de reprovação.

Esses são os quatro itens mais problemáticos na frota paulistana. Mas foram encontrados problemas também na parte elétrica, com lâmpadas queimadas e mau contato, faróis, cintos de segurança, limpador de pára-brisa, luzes de seta e emergência, película, alinhamento, entre outros (veja a lista).

Outro ponto positivo em relação a segurança veicular é a mudança da cultura do usuário no Brasil.

"Antigamente o motorista chegava num posto de inspeção já tentando subornar o técnico para que ele não reprovasse o carro. Hoje o comportamento do usuário mudou. Ele aceita a avaliação e agradece por ter sido alertado dos problemas de segurança do seu carro".

Além disso, as empresas de inspeção são monitoradas com registro fotográfico de todo o processo de avaliação. O controle passou da fala do técnico para o registro fotográfico.

A inspeção anual é obrigatória para ônibus de fretamento, táxi e carros com GNV e semestral para vans escolares.

 

 

 

INSPEÇÕES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE DE  2016
    
INCIDÊNCIA  MAIOR DE REPROVAS:
FREIO DE SERVIÇO25%
AMORTECEDORES12%
PNEUS12%
FREIO DE ESTACIONAMENTO11%
PIVÔ DE SUSPENSÃO2%
LANTERNAS DE FREIO E POSIÇÃO1%
FARÓIS PRINCIPAIS1%
CINTOS DE SEGURANÇA1%
ALMOFADAS DE PEDAIS1%
LIMPADOR  DE PÁRA-BRISA1%
LUZES DE SETA E EMERGENCIAIS2%
VIGIAS1%
LUZ DE RÉ2%
LUMINOSO (TAXI)1%
BATERIA1%
AMORTECEDORES POR TAMPA DANIFICADA2%
TRIÂNGULO1%
PARA-BRISA1%
PELÍCULA1%
PORTAS3%
PORTA MALAS2%
TERMINAIS DA BARRA2%
ALINHAMENTO3%
SERVO- FREIO1%
RODAS1%
MOTOR2%
CÂMBIO2%
HOMOCINÉTICA3%
COXIM2%
LIMPEZA2%
Fonte: Angis

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.