Modelo 2018 já está chegando
– Corolla, WR-V, Captur, Etios, Ka e Porsche 911 Carrera já são 2018
– Vantajoso agora, modelo novo pode prejudicar mercado de usados
– Cuidado na hora da compra: se for 2017, peça um bom desconto
Dados do SELO MAIOR VALOR DE REVENDA, certificação feita com base no Estudo de Depreciação da Autoinforme, indica que o carro perde entre 4,5% (caso do Honda HRV, campeão de 2016) e 22% (caso do Citroën C3 Picasso, último colocado) após um ano de uso. Esses percentuais se ampliam nos anos seguintes, chegando, em alguns casos, em perda da metade do valor original após três ou quatro anos.
Os lançamentos feitos este ano já chegaram com a chancela de "modelo 2018", casos do Renault Captur, lançado em fevereiro, e de mais duas novidades apresentadas na semana passada: o Honda WRV e o Corolla novo.
A linha 2018 já conta também com o Ford Ka, o Toyota Etios, que recebeu pequenas modificações estéticas no mês passado e o Porsche 911 Carrera GST Cabriolet, que está chegando às concessionárias brasileiras neste mês. É 2018 também o utilitário Master, da Renault, em todas as suas versões: Minibus Standard, Executivo e Escolar e o Furgão.
O ganho do consumidor ao comprar já um modelo 2018 é tão grande que muitas empresas lançam o modelo do ano seguinte muito cedo mesmo sem mudanças no carro.
Mas se a estratégia é positiva para montadoras e clientes neste momento, prejudica o mercado e pode levar ao consumidor de usados informações incorretas sobre a idade do carro que ele vai comprar. Imagine você comprando um Etios 2018 daqui a três anos, em 2021. Não saberá quando o carro foi produzido, portanto há quanto tempo ele está no mercado: pela lógica, ele teria três anos de "vida" (2018 a 2021), mas como ele "nasceu" em fevereiro de 2017, terá quatro anos. Claro que o interessado na compra do usado terá como verificar na nota fiscal a data de venda (caso o primeiro comprador a tenha guardado) e também vai considerar a quilometragem percorrida e o estado geral do carro, mas a antecipação do ano modelo não deixa de ser um fator de confusão no futuro.
A regra, no entanto, não é generalizada: a Nissan lançou a picape Frontier na semana passada ainda como modelo 2017, mesmo com mudanças significativas em relação ao modelo anterior.
Portanto, sabendo que para efeito de formação de preço o que vale é o ano-modelo e não o ano de fabricação, na hora de comprar verifique se a montadora já não lançou a linha 2018. Caso as duas opções estejam disponíveis no mercado (2017 e 2018), casos do Corolla, Etios e Master, exija o modelo 2018, ou, se preferir, peça um bom desconto no modelo 2017. Mas tem que ser um desconto considerável, caso contrário você vai perder dinheiro na hora da revenda.
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