Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Mercedes-Benz testa estacionamento inteligente

Joel Leite

15/08/2017 12h23

Os visitantes do Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha, são os primeiros a desfrutar do serviço automatizado de estacionamento: eles não perdem tempo em estacionar o carro.

É uma experiência que a montadora está fazendo junto com a Bosch: é o estacionamento inteligente, um passo importante no caminho para a condução autônoma.

E a conclusão é que o estacionamento será um processo automatizado no futuro, para carros que andam sozinhos ou mesmo para o carro tradicional.

O motorista reserva previamente uma vaga no estacionamento pelo aplicativo no celular e ao chegar no local, larga o carro na porta. Ele será conduzido automaticamente para a vaga. Vai sozinho, de forma autônoma.

Na hora de buscar o carro o procedimento é o mesmo, totalmente autônomo.

O chamado estacionamento Driverless é dotado de sensores instalados em toda a área da entrada, dos corredores e das vagas. Os comandos são definidos pela tecnologia montada na infra-estrutura do estacionamento.

O sistema implantado faz a interface entre a infra-estrutura e o veículo, que, claro, deve ser dotado de equipamentos que permitam essa comunicação.

O projeto é experimental, mas se tudo funcionar como planejado, no ano que vem o sistema poderá ser fornecido a outros operadores.

Além de facilitar a vida do motorista, o estacionamento inteligente permite um ganho de 20% do espaço de estacionamento.

Veja o vídeo:

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.