Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fiat passa a Volks em quinzena fraca

Joel Leite

18/06/2018 10h33

Média de vendas é a pior desde abril: 8.607 carros/dia
Montadora italiana coloca quatro carros entre os sete mais vendidos

Com 94.678 carros licenciados, a primeira quinzena de junho revela uma parada nos negócios, depois de o mercado apresentar certa recuperação em abril (9.528 unidades por dia) e maio (dez mil). A média diária de vendas na quinzena foi de apenas 8.607 unidades.

A segunda costuma ser melhor do que a primeira, mas como ela terá apenas dez dias úteis (contra onze da primeira), é possível que junho encerre com vendas abaixo dos meses anteriores.

A novidade é a presença da Fiat na segunda posição no ranking, com 15% de participação. A GM segue líder, com 17,3% e a Volkswagen caiu para o terceiro lugar, com 14,3%. A Fiat colocou pela primeira vez a Toro entre os quatro carros mais vendidos no País: a picape vendeu 2.805 unidades, ficando atrás apenas do Onix, HB20 e Ka. Na briga entre Fiat e Volks, outro ponto em favor da italiana foi a presença do Argo (7º colocado) na frente do Polo. Veja o ranking por modelo.

O avanço da marca no ranking, assim como as posições conquistas por seus quatro modelos entre os mais vendidos não são ocorrências casuais, segundo uma fonte da montadora. A Fiat tem trabalhado comercialmente cada um dos seus produtos: em relação à Toro, a fábrica determinou uma política de valorização do usado da troca pela picape, o que resultou no aumento da procura; no caso do Mobi, a empresa reposicionou o modelo no mercado reduzindo preços de algumas versões e em relação ao Argo há um conjunto de ações agressivas de marketing para comemorar um ano da presença do carro no mercado.

A Ford fechou a quinzena na quarta posição, seguida pela Hyundai, Toyota e Renault. Honda, Jeep e Nissan completam a lista das dez marcas mais vendidas.

Veja o ranking das 30 marcas mais vendidas na primeira quinzena de junho

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.