Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Além do vírus, importados enfrentam o dólar alto

Joel Leite

02/04/2020 13h29

Queda em março é de 21,7% e situação deve piorar

Foram vendidos apenas 2.090 carros importados em março, queda de 21,7% em relação a fevereiro. Diante da trágica situação no comércio provocada pelo vírus Corona até que o resultado não de todo ruim.

O problema é que a coisa deve desandar de vez daqui ara a frente, pois março ainda contou com um período de boas vendas, na primeira quinzena, quando as concessionárias trabalharam a todo o vapor.

O resultado do trimestre é de uma pequena queda, de 4,4%, com 7.165 unidades vendidas, contra 7.496 no primeiro trimestre do ano passado.

Não bastasse o vírus, os importadores são acossados por outro problema, mais recorrente, que é a alta do dólar: a desvalorização do real frente a moeda estadunidense faz os preços dos caros subirem, atravancando as vendas.

João Henrique Garbin de Oliveira, novo presidente da Abeifa, a associação que reúne os importadores, informa que o dólar teve aumento de 30,7% somente nos três primeiros deste ano e diante do cenário de desaceleração da economia brasileira e mundial, nos próximos meses, a Abeifa está preocupada com a própria sobrevivência dos importadores e sua rede de concessionárias:

"Se confirmadas as projeções de queda nas vendas de automóveis novos este ano da ordem de 40%, corremos sério risco também de inviabilizar nossa operação", disse o dirigente.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.