Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Produção cresce 23% em agosto

Joel Leite

04/09/2020 12h03

Crescimento anima fabricantes, mas números ainda são fracos: foi o pior agosto desde 2016.

Saíram das linhas de montagens das fábricas de veículos no Brasil 210 mil unidades de veículos automotores em agosto, um número ainda distante da realidade anterior à pandemia de cornoravírus, mas 23,6% maior do que a produção de julho (170,7 mil unidades), o que animou os fabricantes.

"Estamos calibrando a produção conforme a demanda", disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, na apresentação do balanço do mês feita na manhã desta sexta-feira (4/9/20) pela internet.

O dirigente destacou que a produção ainda é muito baixa, com 60 mil unidades a menos (-22%) em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano forma produzidos 1,ll milhão de veículos, ou seja, 900 mil a menos do que no mesmo período do ano passado. "Esse número é equivalente a quase quatro meses de produção", destacou Luiz Carlos.

Já o volume de vendas no mercado interno cresceu 5,1%, com 183,4 mil unidades no mercado total, isto é, carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, "um número muito bom", disse Luiz Carlos Moraes, destacando que foi o melhor mês da pandemia, conforme  a Autoinforme adiantou em matéria publicada já no primeiro dia no mês. Mas foi também o pior agosto desde 2006.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.