Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas caem e preço vai subir

Joel Leite

11/09/2020 18h03

Reajuste nos preços deve dificultar ainda mais a recuperação do setor

Enquanto alguns setores da indústria registraram alta em agosto, como os licenciamentos e também ao usados, os importados tiveram queda de 4,5% ante julho último com 2.704 unidades licenciadas. Em relação ao mesmo mês de 2019, a queda foi de 10,8%.

No mês anterior (julho) os licenciamentos chegaram a 2.831 unidades.

Este número representa as 15 marcas associadas à Abeifa, associação que reúne fabricantes e importadores.

Com esses resultados, o acumulado do ano está sofrendo queda de 23,4%. De janeiro a agosto foram emplacadas 17.008 unidades, contra 22.199 no ano passado.

Das marcas associadas, quatro também têm produção nacional: Caoa Chery, BMW, Suzuki e Land Rover. Estas somaram 2.761 unidades licenciadas, aumento de 1,4% em relação a julho último (2.724 unidades), e queda de 0,1% ante agosto de 2019 (2.763 unidades).

No acumulado do ano, a produção teve baixa de 13,3%: 17.297 unidades emplacadas, contra 19.943 em 2019.

Para João Oliveira, presidente da associação, esta é a hora de começar a revisar as projeções, já que faltam apenas quatro meses para o final do ano.

"Depois de obter uma alta no em julho, infelizmente em agosto não deu para manter a tendência de crescimento. As associadas tentaram segurar os preços mesmo com as moedas estrangeiras em alta, mas, a partir de agora, com a chegada de novos lotes de importação e mesmo os veículos aqui fabricados, a tendência é que os preços sejam reajustados", contou o presidente.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.