Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Grandes são responsáveis pela queda das vendas

Joel Leite

03/07/2014 15h38

— Volume de vendas perdido por Fiat, Volks, GM e Ford (125 mil carros) representa exatamente os 7,3% que o mercado caiu.
— Lifan, Audi e Chery foram as que mais cresceram. Veja quem ganha e quem perde em 2014.

 

A queda de 7,34% nas vendas de carros e comerciais leves no primeiro semestre deste ano levou as montadoras a pedir socorro ao governo, que prontamente atendeu, adiando o retorno do IPI para dezembro. Mesmo assim, as previsões para o ano foram revistas, pra pior. A Fenabrave, que reúne as redes de concessionárias, aumentou a expectativa de queda de vendas de 3,6% para 8% e a Anfavea vai fazer o mesmo na coletiva marcada para a próxima segunda-feira, dia 7.

Mas nem todas as 40 marcas que atuam no mercado interno tiveram queda de vendas este ano. As maiores responsáveis pela retração do mercado foram as marcas com maior volume de vendas. As quatro tradicionais – Fiat, GM, Volkswagen e Ford – venderam, juntas, 125 mil a menos do que no mesmo período do ano passado, exatamente a diferença de volume comercializado entre o primeiro semestre de 2014 (1.582.551) e o primeiro semestre de 2013 (1.707.904). Quer dizer: se as quatro grandes tivessem vendido a mesma quantidade que no primeiro semestre do ano passado, o mercado teria se mantido saudável este ano.

A Volkswagen foi a que mais perdeu entre as grandes, vendeu 15,3% a menos: foram 328.012 unidades no primeiro semestre de 2013 e 278,7 mil este ano. Em seguida veio a Fiat, que vendeu 37.935 carros a menos do que no ano passado, uma queda de 9,97%: 380.135 contra 342,2 mil agora. A Ford deixou de vender 11.582 carros, caindo de 154.618 para 143.036 unidades (7,49% a menos) e a GM perdeu 8,6%.

Enquanto as grandes perdem, as pequenas crescem, um indicativo de que o mercado, afinal, não está ruim pra todo mundo. Algumas marcas estão aproveitando oportunidades e aumentando participação. Quinze, das 18 marcas que aumentaram as vendas no primeiro semestre são de pequeno volume de vendas e apenas três estão entre as dez marcas mais vendidas. Dessas, a que mais cresceu foi a Hyundai, com aumento de 9,66% em relação aos primeiros seis meses do ano passado: a coreana vendeu 109.125 unidades, contra 99.504. A Renault também cresceu, passando de 102.011 para 109.994, 7,82% a mais, e a Toyota saltou de 81.321 para 84.136 unidades, alta de 3,46% sobre o primeiro semestre do ano passado.

Considerando todas as marcas, a Lifan foi a que mais cresceu, mas a marca só começou a atuar efetivamente em maio do ano passado, com o lançamento do X60, portanto não se trata exatamente de um aumento de vendas. A marca vendeu 2.088 unidades este ano, contra 415 em maio e junho do ano passado. A Audi veio em seguida, com um crescimento real de 118%, passando de 2.802 para 6.125. O grande aumento de vendas do Q3 contribuiu decisivamente para o desempenho da marca esse ano.

Cherry (+ 74,3%) e Rely (+73,5%) também tiveram crescimentos expressivos, assim como a Míni (+ 34,8% e 1.139 carros vendidos), a Jaguar (+ 26% e 160 unidades) e a BMW (+ 16,3% e 7.144).

Além das quatro grandes, tiveram desempenho ruim este ano a Peugeot, que vendeu 18,7% a menos (caiu de 27.805 para 22.603 unidades), a Nissan (-16,1%, de 37.071 para 31.077) e a Citroën, que perdeu 9,5% das vendas, passando de 32.929 unidades para 29.801.

Veja o ranking completo das marcas que mais cresceram e as que mais perderam em 2014.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.