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A segurança é opcional

Joel Leite

03/08/2016 14h48

esc off

Os carros vendidos no Brasil serão obrigados ter o controle eletrônico de estabilidade, conforme determinação do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito.

Que bom!

Mas, por pressão das montadoras, o órgão que regulamenta o trânsito no Brasil, aceitou implantar a medida somente a partir de… 2020!

Que lástima!

Até lá, os compradores dos carros mais baratos estarão mais sujeitos a se envolver em acidentes, graves e fatais, por causa da ausência desse importante equipamento de segurança.

Mais uma vez a indústria não disponibiliza a tecnologias de segurança para a ampla massa: o consumidor de menor poder aquisitivo não é atendido pela evolução tecnológica, como aconteceu com o freio ABS e o airbag, que passaram a ser obrigatórios somente em 2015. Da mesma forma, o espelho retrovisor do lado direito (que passou a ser obrigatório somente a partir de 1988) não equipava os carros populares por uma questão de custo. Quem quisesse poderia colocar o equipamento no seu carro, mas pagava por fora, como um item "opcional".

O controle de estabilidade, conhecido pela sigla em inglês ESC,

evita que o condutor perca o controle do carro em situações de risco. Sensores acionam o sistema para prevenir o acidente; ele impede que o carro perca o controle em situações como uma curva fechada, um desvio brusco ou quando você está correndo um risco de desgarrar da pista em piso molhado.

Está provado que o sistema evita acidentes fatais. Um levantamento feito nos EUA, pelo órgão federal que regulamenta o setor de transportes, revelou que o controle eletrônico de estabilidade foi o responsável por evitar oito em cada dez situações de capotamento.

Mas no Brasil o comprador de carro zero, principalmente o pequeno (que responde pela maior parte das vendas) não irá se beneficiar dessa tecnologia de segurança nos próximos quatro anos.

A indústria alega que precisa de um prazo para se adaptar às novas exigências, uma vez que a introdução de novas tecnologias pode não se adaptar a um projeto antigo. Pode ser, mas muitos fabricantes querem apenas adiar a exigência para se livrar do aumento de custo que o controle eletrônico de estabilidade acarretará.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.