França investe em carros de baixa emissão
País tem a maior frota de carros e comerciais leves elétricos da Europa
Os carros movidos a eletricidade devem representar 30% a 40% da produção até 2025, segundo analistas, a França vem trabalhando muito para contribuir com esta evolução tecnológica. Em setembro do ano passado o Ministério da Indústria francês fez um acordo com a indústria automobilística listando compromissos que devem ser respeitados pelos profissionais ao oferecerem carros com baixa emissão de carbono. As concessionárias também estão engajadas neste acordo.
A França está em primeiro lugar entre os países europeus em número de carros e utilitários leves elétricos. Em2011, aPSA lançou o Peugeot 3008 híbrido, primeiro veículo híbrido a diesel de série do mundo.
Até junho próximo serão lançados o Citroën DS5, que usa a mesma tecnologia, e o carro de luxo 508 RXH da Peugeot. Em2012, aToyota fabricará, em Valenciennes, uma versão híbrida do Yaris III.
As empresas Venturi (Eclectic), Goupil G3, Lumeneo (Smera e Neoma), Mega MicroVett (Fiat), Tracetel (Whoop) e Courb (C Zen) desenvolvem triciclos e quadriciclos a motor, enquanto que a Gepebus (PVI), Tecnobus, Irisbus e Gruau estão trazendo ônibus e a Renault-Trucks caminhões.
Em2013, aRenault fabricará motores elétricos em Cléon, e, em 2014, baterias em Flins. A parceria entre BMW e a PSA prevê, em 2014, uma fábrica de componentes híbridos em Mulhouse. Empresas de autopeças, como a Valeo estão implicadas na eletrificação da cadeia de tração, na eletrônica de potência e na diminuição do peso do veículo.
O governo francês dá um bônus a quem comprar carros elétricos e desde 2008 já foram bonificados 2,3 bilhões de euros, com a compra de 3,9 milhões de veículos. O bônus do governo varia entre 2 mil e 5 mil euros por veículo de baixa emissão de carbono.
O Programa Transporte Terrestre Plurianual dedica 50% de seus financiamentos aos veículos elétricos e híbridos.
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