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Ka é o pior no teste do cinto de segurança. C3, Fox e 207 são os melhores

Joel Leite

29/03/2012 17h12

— Dos 20 veículos avaliados pela Proteste, apenas um oferece o cinto de três pontos a todos os passageiros no banco de trás.

C3 Fox e Peugeot 207 tiveram o melhor desempenho no teste.

O Ford Ka 1.0 Rocam foi o carro pior avaliado no teste do Proteste que analisou a eficiência dos cintos de segurança dos carros hatchs do mercado brasileiro.

O C3 1.6 Exclusive Automatique, o Volkswagen Fox 1.6 Prime imotion e Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic foram os que apresentaram as melhores configurações do sistema de retenção veicular e menor variação entre as versões completa e básica, atingindo as melhores classificações.

A Proteste – associação de consumidores, avaliou os cintos de segurança dianteiros e traseiros originais de 20 veículos da categoria hatch compacto, das principais montadoras nacionais. Foi feita a comparação a partir das diferenças entre os sistemas de retenção dos veículos e os cintos traseiros foram piores.

A avaliação dos cintos dianteiros apresentou resultados bem melhores que a dos cintos traseiros. Somente os cintos dianteiros têm

limitadores de carga (que previnem os ocupantes de lesões decorrentes do uso do cinto em colisões severas) e pré-tensionadores (que reduzem a folga do cinto durante o impacto) quando disponíveis.

C3, 207 e Fox foram também os melhores do teste dos cintos dianteiros.

O Corsa 1.4 Maxx é o único que oferece cinto de segurança traseiro central retrátil e com três pontos de fixação, que é o mais seguro.

De todos os veículos testados, somente o Corsa 1.4 Flexpower Maxx vem com cinto de segurança de três pontos no assento intermediário. Os outros veículos oferecem apenas o cinto de dois pontos (ou abdominal).

Veja os outros testes feitos pela associação e os resultados:

Renault reprovada no ajuste do cinto

Foi testado se em alguma condição de ajuste do cinto haveria interferência entre os componentes do sistema de retenção e os componentes periféricos, como as alavancas de freio de mão. Nesse quesito, somente os modelos Renault obtiveram avaliação ruim, porque o motorista, na hora de travar o cinto, se atrapalha com o freio.

Eficiência do fecho teve aprovação geral

Foi verificado em que região a haste do fecho do cinto dianteiro está fixada: se diretamente na carroceria ou na estrutura do assento. Todos os carros foram bem avaliados porque a haste foi fixada na estrutura do banco, que é rígida e por isso oferece mais segurança em caso de impacto.

Ka perdeu também na cadeira de criança

Na análise se os cintos de segurança traseiros eram compatíveis com cadeiras apropriadas para transportar crianças foi constatado que as versões do Ford Ka não permitem a instalação do bebê-conforto. Isso se dá em função do comprimento reduzido do cinto de segurança traseiro (independentemente de serem fixos ou retráteis).

Obesos correm risco no Clio, Celta e Ka Sport do Ford

Em relação ao tamanho do cadarço, os modelos Renault Clio, Chevrolet Celta e a versão Sport do Ford Ka 1.6 não apresentaram comprimento suficiente para motoristas obesos, colocando em risco a vida desses passageiros.

Todos aprovados no travamento do equipamento

Em relação ao sistema de travamento, que garante a segurança do usuário em uma situação adversa, todos possuem cintos de segurança com retrator, um dispositivo que regula automaticamente o cadarço (a tira) do cinto ao corpo do usuário e bloqueia o cinto caso ocorra um desenrolar abrupto.

Ka e Fiesta 1.0 e Uno Vivace 1.0 não têm regulagem automática do retrator

Com exceção do Ford Ka 1.0 Rocam, do Ford Fiesta 1.0 Rocam e do Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex, que apresentaram os cintos de segurança traseiros apenas com três pontos fixos, o que obriga o consumidor a regular manualmente o cinto e deixa os movimentos limitados, nos outros 17 veículos o retrator se regula automaticamente.

Uno e Fiesta tiveram maior variação conforme a versão

Os modelos que tiveram maior variação de configuração dos cintos entre a versão mais simples e a mais completa foram o. A avaliação completa está na revista ProTeste de abril e no site www.proteste.org.br.

A Proteste avaliou os cintos dos seguintes modelos de carros: Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique; Volkswagen Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio ( 4 portas); Volkswagen Fox 1.6 Flex Prime i-motion (4 portas);  Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas); Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas);  Volkswagen Fox 1.0 Total Flex (2 portas); Peugeot 207 X-Line (4 portas); Ford Fiesta 1.6 Rocam; Citroën C3 1.4 GLX; Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas); Volkswagen Gol 1.0 Total Flex (4 portas); Volkswagen Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas);Renault Clio 1.0 16v Hi Flex (2 portas); Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (2 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas); Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex (2 portas);  Ford KA 1.6 Sport; Ford Fiesta 1.0 Rocam; Ford KA 1.0 Rocam.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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