Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Venda de importados cai 2,4%. É o efeito do Super IPI

Joel Leite

12/04/2012 12h35

Abeiva avalia que queda de vendas será grande este ano caso nada mude em relação ao aumento extra do IPI

 

O setor de importado apresentou queda de vendas em março, de 2,1%, e também no semestre, que vendeu 0,4% a menos do que no mesmo período do ano passado.

As marcas filiadas à Abeiva, que não fabricam no Brasil, venderam no acumulado de janeiro a março 35.463 unidades, contra 35.588 no primeiro trimestre de 2011.

Flavio Padovan, novo presidente da associação, disse que os números aparentam uma estabilidade no mercado, mas não concorda com isso: "Temos que interpretar esse número como o início de uma queda geral prevista para este ano, caso nada mude em relação ao aumento do IPI de 30 pontos percentuais", analisou o dirigente.

Apenas as marcas que trazem carros de países de fora do Mercosul e do México é que recolhem o Super IPI. Os carros importados desses países estão isentos do imposto adicional.

 

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.