Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

JAC prepara o carro que vai fabricar no Brasil

Joel Leite

19/04/2012 15h19

O carro que a JAC vai produzir no Brasil em 2014 começou a nascer aqui na China, ou melhor, na Itália, onde a empresa tem o seu Centro de Design. Será uma família de carros pequenos que vai substituir o J3, que hoje é feito na fábrica de Hefei, provínciade Anhui, na China.

Mas antes da fábrica ficar pronta, a SHC, empresa responsável pela operação da JAC no Brasil, está preparando muitas novidades para o mercado brasileiro, que serão mostradas no Salão de Pequim, semana que vem, e o presidente da empresa, Sérgio Habib, está antecipando para um grupo de jornalistas brasileiros que visita a sede da empresa. Os destaques são o J3 novo, o pequeno J2, o utilitário esportivo S2 e a van Refine. Além dos modelos de comerciais leves (veja matéria).

O J3 reestilizado começa a ser fabricado aqui na China no segundo semestre e logo em seguida inicia a exportação para o Brasil. A versão brasileira será diferente da chinesa. Terá motor flex 1.5 de 125 cavalos, uma frente diferenciada e o painel novo.

O J2 é um carro pequeno, com motor 1.0, mas a versão a ser vendida no Brasil terá um motor mais potente, o 1.4 de 108 cavalos. Para a instalação do motor 1.4 o carro sofreu algumas modificações: mudou a grade dianteira, que ficou maior para ampliar a refrigeração do motor, o que deu um novo visual ao carro. Com o motor 1.4 o J2 deverá ter uma direção mais aguerrida, uma pegada esportiva, e terá mais equipamentos de série. O preço estimado do J2 é de mais de R$ 30 mil.

Mas será o S2, que vai fazer a JAC entrar em um novo segmento no Brasil. O S2 é um utilitário esportivo do porte do Hyundai ix35. O carro esta em fase de desenvolvimento e começa e ser produzido este ano, chegando ao Brasil em 2013. Terá motor 2.0. A empresa mostra também no Salão de Pequim o J6, que foi totalmente reestilizado.

Outra novidade é a van Refine, com versões para sete e para oito ocupantes. A Refine é um carro de luxo, para atender famílias grandes e serviço de transporte de executivos. O objetivo é concorrer no mercado onde esta a Town and Country, da Chrysler, mas com preço bem inferior, menos de R$ 100 mil. Na China a Refine atua num segmento que vende 800 mil unidades por ano e concorre com modelos da Toyota, Buick, Mercedes-Benz e várias marcas chinesas.

Joel Leite, de Hefei, na China

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.