Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

JAC vai importar caminhão e van da China

Joel Leite

19/04/2012 15h16

A JAC vai entrar este ano no setor de veículos utilitários no Brasil, com a importação de um caminhão pequeno. E para o ano que vem terá também uma van.

O caminhão é o T140, com motor diesel, semelhante ao Bongo, da Kia, que é produzido no Uruguai e vendido no Brasil. O T140 começa a ser comercializado no Brasil em setembro e o objetivo da JAC é conquistar mais de 10% do segmento. Hoje o mercado de VUC (veículo urbano de carga) vende 25 mil unidades por ano. A previsão é vender 3,5 mil unidades do T140.

O caminhão da JAC vai concorrer com o HR da Hyundai, o Dayle, da Iveco, e a picape Sprinter, da Mercedes-Benz, além do Bongo.

No ano que vem a empresa passa a trazer a van Sunray, com versões para passageiros e carga, para concorrer diretamente com a Sprinter, da Mercedes-Benz.

Futuramente a empresa pode atuar em segmentos superiores. A JAC chinesa tem produtos em todos os segmentos do mercado de caminhões. Do VUC ao pesado. Mas por enquanto a importação será limitada a esses dois modelos, que poderão ser vendidos na mesma rede de revendas atual, sem a necessidade de abertura de concessionárias especializadas, o que teria que ocorrer no caso de caminhões acima de 3,5 toneladas.

Além disso, caminhões importados acima de 3,5t não são beneficiados com o financiamento do Finame, fundamental para a comercialização no Brasil. Os juros baixos subsidiados pelo governo proporcionam uma redução real no preço final do caminhão em torno de 15%.

Por isso não se discute, neste momento, a atuação em caminhões pesados. Mas essa possibilidade não está descartada.

Joel Leite, de Hefei, na China

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.