JAC vai importar caminhão e van da China
A JAC vai entrar este ano no setor de veículos utilitários no Brasil, com a importação de um caminhão pequeno. E para o ano que vem terá também uma van.
O caminhão é o T140, com motor diesel, semelhante ao Bongo, da Kia, que é produzido no Uruguai e vendido no Brasil. O T140 começa a ser comercializado no Brasil em setembro e o objetivo da JAC é conquistar mais de 10% do segmento. Hoje o mercado de VUC (veículo urbano de carga) vende 25 mil unidades por ano. A previsão é vender 3,5 mil unidades do T140.
O caminhão da JAC vai concorrer com o HR da Hyundai, o Dayle, da Iveco, e a picape Sprinter, da Mercedes-Benz, além do Bongo.
No ano que vem a empresa passa a trazer a van Sunray, com versões para passageiros e carga, para concorrer diretamente com a Sprinter, da Mercedes-Benz.
Futuramente a empresa pode atuar em segmentos superiores. A JAC chinesa tem produtos em todos os segmentos do mercado de caminhões. Do VUC ao pesado. Mas por enquanto a importação será limitada a esses dois modelos, que poderão ser vendidos na mesma rede de revendas atual, sem a necessidade de abertura de concessionárias especializadas, o que teria que ocorrer no caso de caminhões acima de 3,5 toneladas.
Além disso, caminhões importados acima de 3,5t não são beneficiados com o financiamento do Finame, fundamental para a comercialização no Brasil. Os juros baixos subsidiados pelo governo proporcionam uma redução real no preço final do caminhão em torno de 15%.
Por isso não se discute, neste momento, a atuação em caminhões pesados. Mas essa possibilidade não está descartada.
Joel Leite, de Hefei, na China
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